quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Família chinesa produz vegetais asiáticos no Alentejo


por Maria Luísa Ferrão
7 de Outubro - 2014


Já foram lojistas mas o 'bichinho' da agricultura falou mais alto. Escolheram o Alentejo para produzir hortícolas e instalaram-se em Montemor-o-Novo, há cerca de três anos, com um projeto de produção de vegetais asiáticos para abastecer os restaurantes chineses da região de Lisboa. Uma exploração que aposta na agricultura familiar.

 
Li Yonggang e Chen Guangsong são cunhados e os seus avós eram camponeses na China. Escolheram Portugal para viver. Chen chegou em 2000 e começou por trabalhar numa loja, enquanto Li veio dois anos mais tarde, também trabalhar no comércio. No entanto, a afinidade com a agricultura que ganharam na China sempre os acompanhou e, assim que foi possível, mudaram de ramo de atividade para se sentirem mais livres.

São eles os cérebros deste projeto, cujo investimento rondou os 300.000€, e que consiste na produção de hortícolas chinesas em estufa e ao ar livre.

O terreno escolhido para a instalação do projeto Proder ao abrigo da medida "Inovação e desenvolvimento empresarial" tem cerca de 9 ha e foi comprado pela família. Li Yonggang chegou à Fazenda da Lagoa do Passa Figo há cerca de três anos. Ao longo do tempo foram percebendo que em Portugal não havia produtores de couves chinesas e que todos os legumes que consumiam eram importados, sobretudo de Espanha. " Não conseguíamos comprar legumes com qualidade, com aquele sabor a fresco", diz Li. Então, como já tinham alguma experiência de horticultura adquirida na China, começaram por fazer uma pequena horta onde plantavam couves chinesas e outros vegetais. Aos fins de semana, a família, composta por cerca de vinte e dois membros, já contando com as crianças, deslocava-se à fazenda para ajudar nas mais diversas atividades da horta com marca oriental. " Nós, chineses, estamos mais habituados aos vegetais que se produzem na Ásia. Eu até como os vegetais portugueses, mas gosto mais dos chineses", acrescenta Li. Com o passar do tempo, a horta ao ar livre começou a ser pequena, dado que começou a haver procura pelos produtos que cultivavam.

Veja a notícia completa na edição de outubro da revista Vida Rural. 

Sem comentários:

Enviar um comentário