terça-feira, 7 de outubro de 2014

Grupo de investigadores internacionais visitou povoamentos de pinheiro bravo infectados pela doença da murchidão no concelho de Tábua

Federação Nacional das Associações de Proprietários Florestais

Clique para aumentar


A FNAPF - Federação Nacional das Associações de Proprietários Florestais acolheu no passado dia 2 de outubro, em Tábua, a visita de campo de cerca de 25 investigadores oriundos de vários países da União Europeia que estão a estudar formas de combater com maior eficácia a doença provocada pelo nemátode da madeira do pinheiro, responsável pela morte, nos últimos anos, de largos milhares de árvores.

A desenvolver investigação no âmbito projecto europeu REPHRAME, os especialistas, que escolheram Portugal e Espanha para o meeting final, visitaram alguns povoamentos florestais afectados pela Doença da Murchidão do Pinheiro que estão a ser intervencionados no concelho de Tábua, pela CAULE - Associação Florestal da Beira Serra, uma Associada da FNAPF.

O grupo teve oportunidade de observar "in loco" os trabalhos que estão a ser executados, nomeadamente de prospecção, marcação e erradicação de árvores sintomáticas, destruição de sobrantes e colocação e monitorização de armadilhas para captura do insecto vetor da doença, tendo concluído que na região da Beira Serra, a CAULE está a realizar um "trabalho gigantesco".

Coordenador do projecto, o britânico Hugh Evans deu nota da pesquisa que tem estado a ser realizada no âmbito do REPHRAME, cuja informação "ajuda o trabalho que está a ser executado aqui". "Parece ser uma tarefa impossível identificar todas as árvores infectadas numa área tão vasta e pertencente a tantos proprietários diferentes", constatou ainda o investigador, confessando-se "particularmente interessado" em estudar "os insectos que transportam o nemátodo de árvore para árvore" e encontrar formas eficazes de o controlar. O projeto é financiado pela União Europeia e está a decorrer há 3 anos e meio, contando com onze parceiros em oito países diferentes.

Também o Chairman da Confederação Europeia da Indústria de Madeira, CEI – Bois, Marc Michielsen considerou este trabalho "muito importante" para um sector que emprega 2,5 milhões de pessoas em toda a Europa, num total de mais de 380 mil empresas.

O presidente da FNAPF, José Vasco Campos, salientou igualmente a importância do trabalho que possa ser desenvolvido pela Investigação, uma vez que se trata de um problema que assume dimensões "muito graves" não só em Portugal, como em toda a Europa. "Tudo o que contribua para que a doença diminua é muito importante para nós, produtores florestais", afirmou Vasco Campos que fala em centenas de milhares de árvores intervencionadas pela CAULE – marcadas, cortadas e destrúidos os seus resíduos - de forma a "conter esta doença, o que felizmente está a acontecer nesta região", garante. Apesar de dar a situação como controlada na área de intervenção desta Associação, o presidente da FNAPF entende que "todos estes estudos podem ser muito úteis para o nosso objectivo comum, que é termos um pinheiro bravo resistente ao nemátodo", pelo que "nesse aspecto a investigação é fundamental", considerou.

Sem comentários:

Enviar um comentário