quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Acordo de Parceria para o Desenvolvimento Rural


Associações de Desenvolvimento Local juntam-se para evitar dificuldades na implementação dos novos fundos comunitários

Apesar do entusiasmo com que foi anunciado, o processo de transição para o novo período de programação de fundos comunitários está a colocar em risco o trabalho de desenvolvimento rural que tem sido realizado com sucesso pelas Associações de Desenvolvimento Local (ADL), e que só no último período de programação resultou na criação de 7300 empregos, mobilizando o investimento de 820 milhões de euros nas zonas rurais.
Atendendo à importância de dar continuidade aos processos de desenvolvimento em curso, as ADL estão a preparar a assinatura de acordos de parceria entre elas, organizando-se regionalmente na defesa de um modelo de intervenção que tem dados excelentes resultados.
De acordo com Regina Lopes, Presidente da Minha Terra – Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local, «a assinatura destes acordos visa também evitar os riscos de atrasos no apoio aos projetos nos territórios rurais numa fase tão crítica para o país». Pretende ainda, acrescenta, «contribuir para minimizar os impactos negativos do atraso do concurso para a apresentação de estratégias de Desenvolvimento Local de Base Comunitária, que podem colocar em causa dinâmicas em curso e a continuidade do trabalho destas associações com experiência consolidada na gestão de fundos para o desenvolvimento rural (designadamente, o LEADER), perdendo-se o património de experiência e implantação no terreno que em muitos casos levou 20 anos a construir».
Os acordos de parceria regionais prevêem a criação de Comissões Regionais de Acompanhamento que funcionem como Observatórios de Desenvolvimento Local de cada região, juntando as Associações de Desenvolvimento Local, as Autoridades de Gestão dos fundos nacionais e regionais, as Comunidades Intermunicipais e os principais parceiros estratégicos regionais.
Os acordos de parceria das ADL da Região Centro e da Região Norte serão formalizados nos próximos dias, estando as ADL das restantes regiões a ultimar a preparação das suas ações concertadas. 
A Federação Minha Terra é uma entidade privada de interesse público sem fins lucrativos, que agrega e representa 53 Associações de Desenvolvimento Local de todo o país, que gerem o LEADER de forma descentralizada, e dinamiza uma plataforma de cooperação alargada, no domínio das intervenções promotoras de um desenvolvimento integrado, conducente à melhoria de qualidade de vida no espaço rural português.

Sem comentários:

Enviar um comentário