terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Azeite muito premium


BRUNO LOBO, FORA DE SÉRIE
Ontem 15:00
Um azeite em edição limitada, uma produção de nicho, uma embalagem magnífica e um preço a condizer.
O azeite da Quinta das Tecedeiras lança-se num novo mercado para a produção nacional. Produzido a partir de azeitonas de um olival centenário da Quinta das Tecedeiras, bem no coração do Douro, é "um azeite blend, das variedades madural, verdeal transmontana, negrinha de freixo, entre outras. Complexo, harmonioso e suave, este azeite exibe notas de um frutado ligeiro, de maçã, folha de oliveira e leves sensações de frutos secos, apresentando o doce, amargo e picante de modo bastante equilibrado".
Parecem as notas de prova de um bom vinho, não de um azeite, mas é mesmo assim quando falamos de azeites 'premium'. São pequenas 'nuances' que marcam a diferença, como as azeitonas serem apanhadas à mão e processadas logo em seguida, a baixas temperaturas, para garantir o sabor mais autêntico possível. Não falta sequer um "enólogo" famoso na sua elaboração, no caso Francisco Pavão, um dos grandes especialistas nacionais na área.
Portugal tem muitos e bons azeites, como se sabe mas, ao contrário de países como a Itália, por exemplo, faltam-nos azeites com elevado valor acrescentado. É precisamente este nicho que o azeite da Lima Smith vem preencher. Ou melhor, os azeites, já que para além da Quinta das Tecedeiras, os mesmos produtores lançaram ainda o Quinta da Covela, alargando a oferta de azeite às duas quintas que possuem na região do Douro.
No total, foram produzidas apenas 1.300 garrafas de Azeite Quinta das Tecedeiras e 2.600 garrafas de Azeite Quinta de Covela, disponíveis por um preço de 22, 45 euros para o Tecedeiras e 12,75 para o Covela. Ambas as garrafas são de 500 ml.

Sem comentários:

Enviar um comentário