quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Copa-Cogeca: Agricultores e cooperativas não devem ser penalizadas injustamente com aplicação da nova PAC

03-02-2015 
 


 
O presidente do novo grupo de trabalho do Copa-Cogeca defende que os agricultores e as cooperativas não devem ser penalizadas injustamente com o início da aplicação da nova política agrícola comum durante os primeiros anos da reforma.  

Com o início da aplicação da nova política agrícola comum (PAC), o Copa-Cogeca vai pressionar, ao longo de 2015, para garantir que os agricultores e cooperativas da União Europeia (UE) disponham de tempo para adaptarem-se e que não sejam penalizados injustamente durante os primeiros anos da reforma, afirmou Udo Hemmerling, presidento do novo Grupo de Trabalho do Copa-Cogeca "Pagamentos Directos e Greening".

«O Greening não resulta apenas dispendioso para os agricultores com a nova PAC, mas também algumas perguntas básicas sobre a forma de aplicar as novas normas ficam sem reposta. Contudo, está é crucial quando os agricultores têm que tomar decisões importantes sobre a produção», sublinhando que as normas para aplicar a PAC a nível nacional estão ainda a ser finalizadas».

Os procedimentos e excesso de burocracia no quadro da PAC já se assinalou como uma das principais preocupações para os agricultores e as cooperativas, que asfixiam a inovação e os investimentos. Por isso, o risco de cometer erros involuntários durante os primeiros anos de aplicação será elevado. Por esta razão e porque já é demasiado tarde para facilitar com uma maior clareza sobre as normas, é necessário haver doses de tolerância ao longo dos primeiros anos, declarou Udo Hemmerling.

O responsável destacou a importância de realizar visitar às explorações para apoiar e aconselhar os agricultores para aplicarem as normas do Greening correctamente e alcançar os benefícios ambientais desejados, insistiu Hemmerling.

Na sua intervenção recebeu com agrado o facto do comissário europeu da Agricultura, Phil Hogan, ter lançado um exercício de controlo exaustivo do conjunto da legislação agrícola. «Uma prioridade chave para o Copa-Cogeca será alimentar este exercício e assegurar de que a simplificação seja um êxito. Uma redução dos procedimentos administrativos proporcionava tempo e recursos para impulsionar o investimento, o crescimento e o emprego. A simplificação não deveria alterar o compromisso político e muito menos colocar me risco os objectivos da PAC», afirmou.

Para o presidente também é crucial assegurar aos produtores europeus que as medidas Greening não resultem na retirada de terras de produção. É muito difícil para os agricultores entenderem que a União Europeia deveria optar por reduzir a produção quando o resto do mundo concentra a sua atenção no aumento de produção de alimentos para responder à crescente procura», concluiu.

Fonte: Copa-Cogeca

Sem comentários:

Enviar um comentário