sábado, 7 de fevereiro de 2015

Dúvidas sobre o controlo dos OGM’s feito pelos estados membros

Fevereiro 06
12:22
2015

Segundo a ONG "Food & Water Europe", o relatório da Comissão sobre a avaliação dos controlos oficiais dos OGM's e, também, sobre a sua disseminação no meio ambiente, refere que a situação é muito grave, pois são apresentadas profundas deficiências.

Neste relatório, a Comissão afirma que certos estados membros permitem a contaminação das sementes convencionais com sementes OGM, sem respeitar as normas de etiquetagem. Se as regras de etiquetagem não forem cumpridas, os consumidores não podem ter a certeza de que tipo de produtos estão a comprar.

Os eventuais efeitos a médio prazo das sementeiras do milho OGM MON810 não estão a ser avaliados, considerando a Comissão que se limitam a observações anedóticas.

A não existência de controlos efectivos leva os agricultores a comprarem ilegalmente sementes OGM não autorizadas noutros países, para semearem nos seus terrenos.

Outra situação preocupante é que, em certos países, a Monsanto, que produz a única semente de milho OGM autorizada na Europa, não comunica oficialmente as quantidades e os destinatários das sementes vendidas, o que dificulta muito os controlos.  Esta situação é particularmente preocupante nos países que pretendem proibir as sementes OGM.

É baseado nestes pontos do relatório que a ONG se mostra muito preocupada com a falta de controlo dos OGM e, assim, a sua possível influência negativa no meio ambiente.

Sem comentários:

Enviar um comentário