quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

O embargo russo afecta mais os consumidores russos que os agricultores europeus

Fevereiro 04
09:20
2015

Segundo a Comissão Europeia o embargo decretado pela Rússia aos produtos alimentares europeus está a afectar mais os consumidores de Moscovo, do que os agricultores europeus.

Estas conclusões vêm no seguimento de um estudo realizado pela Comissão Europeia, que pretende avaliar o real impacto na agricultura europeia do embargo russo, no momento em que vários países continuam a exigir mais medidas de apoio.

Apesar de existirem países bastante afectados, como, por exemplo, a Polónia e a Lituânia, em que 19% e 41%, respectivamente, das exportações iam para a Rússia, bem como o Chipre e a Finlândia, que também exportavam muito para a Rússia, muitos dos outros países têm conseguido obter outros mercados para os seus produtos.

Por exemplo, a França, primeiro produtor agrícola europeu, não se pode queixar, pois apenas 1% das suas exportações se destinavam à Rússia.

Segundo a Comissão, o efeito foi menor do que as autoridades russas queriam. Entretanto, os consumidores russos têm visto os preços dos produtos alimentares dispararem de preço, assim como a inflação também. Existe, mesmo, uma certa escassez de produtos no mercado, o que tem tornado a vida do consumidor russo cada vez mais difícil.

Sem comentários:

Enviar um comentário