sábado, 7 de fevereiro de 2015

Relação entre existências e consumo de cereais a nível mundial pode alcançar os valores mais altos da última década

06-02-2015 
  
A estimativa para a produção mundial de cereais para 2014 aumentou 2.534 milhões de toneladas, impulsionada pelas melhores perspectivas para os cereais secundários.

Segundo a última nova informativa da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) sobre a oferta e procura de cereais, em relação a 2015, as culturas de trigo de Inverno no hemisfério norte disfrutaram, em geral, de um clima propício e uma maior superfície cultivada na América do Norte e no Próximo Oriente, que compensa algumas reduções na Federação da Rússia e áreas do Extremo Oriente.

As condições gerais das colheitas de milho no hemisférios sul também são satisfatórias, ainda que a FAO assinale que preços mais baixos para o milho levaram a uma redução das plantações na América do Sul.

A nível mundial, 1.104 milhões de toneladas de cereais serão utilizadas para consumo alimentar, o que supõe um aumento de 1,1 por cento em relação ao ano anterior.

Prevê-se que as existências mundiais de cereais em 2015 situem-se em cerca de 623 milhões de toneladas, mais oito por cento frente ao ano passado. Também espera-se um aumento das existências de trigo e milho, enquanto para o arroz possam baixar cerca de quatro milhões de toneladas em 2015, com quebras notáveis na Índia, Indonésia e na Tailândia.

Como resultado, a relação entre existências e a utilização de cereais a nível mundial para 2014/2015 deveria aumentar cerca de 25,0 por cento, o seu nível mais alto em mais de uma década e muito acima do mínimo histórico de 18.4 por cento registado em 2007/2008, um momento de grande volatilidade internacional dos prelos dos alimentos.

Fonte: Agrodigital

Sem comentários:

Enviar um comentário