domingo, 1 de fevereiro de 2015

Produtores de leite são cada vez menos


No Planalto Mirandês chegaram a existir mais de 300 produtores, hoje restam apenas 70
São cada vez menos os produtores de leite no Nordeste Transmontano. Uma diminuição que acompanha a tendência nacional. No Planalto Mirandês chegaram a existir mais de 300 produtores com cerca de 180 mil litros. Neste momento restam 70 produtores que produzem cerca de 40 mil litros por dia. 
O presidente da Associação de Produtores de Leite do Planalto Mirandês, Higino Ribeiro, explica que os produtores estão a procurar actividades ligadas à agropecuária mais rentáveis do que a produção de leite. "A maioria terminou porque a actividade não é rentável. Alguns produtores passaram a criar porcos bísaros, outros a plantar olivais e amendoais, outros dedicaram-se à engorda de novilhos, outros transformaram as unidades leiteiras em explorações de carne", conta o responsável. 
Já o presidente da Agros - União das Cooperativas dos Produtores de Leite de Entre Douro e Minho e Trás-os-Montes, José Capela, visitou recentemente as novas instalações da Cooperativa dos Agricultores de Vinhais, onde se mostrou preocupado com a tendência de concentração da produção de leite no litoral do país. "A produção de leite na região e, principalmente no concelho de Vinhais, já é muito diminuta. Ainda mantemos dois polos com algum peso, na zona de Mogadouro e Chaves. Mas, infelizmente, a produção está a decair, sendo que há concelhos na região de Trás os Montes que já não têm produtores", sublinha o representante da Agros. 
José Capela considera que a forma de os produtores de leite resistirem e enfrentarem a capacidade negocial das grandes superfícies comerciais é ganhando escala para se poderem ter preços competitivos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário