segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

O Meu Copo. Um sommelier e uma folha de prova como TPC já feito

A ideia de O Meu Copo é levar o escanção a casa do cliente, metido numa caixa com duas garrafas de vinho

31/01/2015 | 00:01 |  Dinheiro Vivo

Esqueça as dúvidas nos corredores dos supermercados à procura do vinho ideal para o prato que vai servir ao jantar. A O Meu Copo resolve-lhe o problema com um kit mensal e dois vinhos novos, apresentados com honras de presente-surpresa. Explicamos: durante os seis meses que viveu na Suíça - enquanto fazia um curso de empreendedorismo -, Rafael Lemos, 24 anos, conheceu uma startup cujo negócio passava por subscrever um serviço de curadoria de cerveja, entregue ao domicílio.
Na mesma altura pensou que, com o mesmo modelo, mas aplicado ao vinho, podia criar um negócio em Portugal, vendendo caixas pensadas para apreciadores de vinho que não soubessem muito sobre o assunto. De regresso a Portugal, começou a trabalhar na ideia. Escreveu-a primeiro no papel, passou-a para o computador e foi à procura de uma equipa complementar que pudesse juntar-se ao projeto. Juntaram-se à equipa Filipe Castro Matos, economista, o programador André Pintado e o escanção Rodolfo Tristão, responsável pela seleção dos vinhos que integram as caixas.
Em setembro do ano passado, começaram juntos a trabalhar na ideia. Quatro meses depois entregavam as primeiras caixas às mais de cem subscrições. Da ideia à prática passaram cerca de seis meses, "mas não havia dedicação a tempo inteiro. "Se houvesse 100% de dedicação seria mais rápido", garante Rafael Lemos. "Esta ideia, este negócio existem porquê? A indústria dos vinhos é muito fragmentada, existem centenas de rótulos. Quando um cliente vai a um supermercado é inundado de marcas e de opções e, muitas vezes, acaba por escolher a mesma coisa porque é aquilo em que tem confiança.

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