terça-feira, 8 de março de 2016

CNA: Concentração de agricultores 14 de Março 2016

_________________________________________________________________
CONCENTRAÇÃO  DE  AGRICULTORES  -- 14   MARÇO  -  2016  -  (11H 30)
FRENTE  À  DELEGAÇÃO  DA  DRAPNORTE -  SRª  DA  HORA  -  MATOSINHOS
COM  IDA  ATÉ  JUNTO  DE  DOIS  HIPERMERCADOS

C N A  -  APPLC  - E  OUTRAS  ORGANIZAÇÕES   DA  LAVOURA
JUNTAS  NA  DEFESA  DA  PRODUÇÃO  NACIONAL  DE  LEITE (E CARNE)
SALVEMOS  A  PRODUÇÃO  NACIONAL  E  O  NOSSO  TRABALHO !

A  CNA e a sua Filiada  APPLC, Associação Portuguesa de Produtores de Leite e Carne, em conjunto com outras Organizações da Lavoura, vão realizar uma Concentração-Manifestação de Agricultores – em especial Produtores de Leite (e Carne) – na Segunda-Feira, 14 de Março – início às 11h30 – frente à Delegação da DRAPNorte, na Sra. da Hora, em Matosinhos.
Os Participantes vão depois parar junto a dois Hipermercados da zona para também aí assinalarem reclamações específicas perante as práticas comerciais abusivas que as grandes superfícies comerciais continuam a praticar e que têm contribuído para a grave crise que arrasa a Pecuária Nacional – Leite e Carne. É pois indispensável a regulação legislativa e a fiscalização da actividade dos Hipermercados. 
Oportunidade para também se reclamar ao Ministério da Agricultura e ao Governo:
-- A criação de condições para escoamento, a melhores preços à Produção, dos nossos Produtos Agro-Alimentares, a começar pelo Leite e Carne, para o que também terá que haver controlo severo das Importações (como está a fazer a Espanha desde há meses).  
-- Uma "retirada" à Produção – uma compra pública a preços compensadores – dos Vitelos e das Vacas já fora da Produção Leiteira.
-- A isenção temporária do pagamento das Contribuições Mensais para a Segurança Social e sem perda de direitos.
-- O reembolso de parte do consumo da Electricidade "Verde".
-- O aumento da Ajuda – ligada à Produção – à Vaca Leiteira.
-- O consumo prioritário da Produção Nacional nas Cantinas Públicas e o fomento dos Mercados de proximidade. 

NA  U E  IMPÕE-SE  A   REGULAÇÃO  PÚBLICA   DA  PRODUÇÃO  E  DO MERCADO ! 
AJUDAS  PARA  CONTINUAR  A  PRODUZIR  E  NÃO  PARA  DEIXAR  DE  PRODUZIR !
Entretanto, nesse mesmo dia 14 de Março, o Ministro da Agricultura estará em Bruxelas numa reunião do Conselho Agrícola (dos Ministros da PAC) em que de novo vai estar em discussão o tema do Leite e da Carne Suína.
O Leite e a Carne Suína são produções estratégicas para a soberania alimentar do País, para a economia nacional e para a nossa alimentação. 
Nesse contexto, a CNA e a APPLC reafirmam que – a nível da UE – o Ministério da Agricultura e o Governo devem lutar, e sem mais hesitações, para a retoma de mecanismos públicos de controlo da produção e dos mercados como as "quotas" leiteiras nacionais cujo fim determina, em grande parte, a actual crise. E também o aumento do preço à "Intervenção" (compra pública) de Leite / Lacticínios e de Carne.
É pois mais um grave erro estratégico admitir – como parece que admite o Ministro da Agricultura – a redução, com Ajudas Públicas, da Produção Nacional de Leite e Carne Suína e ainda que de "forma voluntária e temporária" como nos dizem 
com sofisma.
Aquilo que é necessário conseguir-se, são Ajudas de facto excepcionais para fazer frente a uma situação de excepcional gravidade. Mas para também assim apoiar e manter os Produtores Pecuários a produzir, para não deitar a perder os vultosos investimentos – públicos e privados – feitos neste sector e para se garantir qualidade alimentar à nossa População !

Coimbra, 7 de Março de 2016       
A Direcção da C N A

Sem comentários:

Enviar um comentário