domingo, 6 de março de 2016

Mês de Fevereiro chuvoso, com valores médios de precipitação mais altos desde 2000 a

 04-03-2016 

 
O mês de Fevereiro foi chuvoso, tendo o valor médio da quantidade de precipitação sido o mais alto desde o ano 2000, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera  

De acordo com o boletim climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), publicado esta sexta-feira na sua página da Internet, o valor médio da quantidade de precipitação, 150.0 milímetros, foi superior ao valor médio, de 150 por cento, sendo o terceiro valor mais alto desde 2000.

O instituto salienta que nos primeiros 15 dias do mês de Fevereiro, os valores da quantidade de precipitação excederam o correspondente valor médio mensal em algumas estações do norte e do centro.

O IPMA destacou também que, entre 07 e 15 de Fevereiro, houve chuva diária persistente, com valores acumulados acima dos 300 milímetros em alguns locais das regiões noroeste e do centro, superiores a 400 mm na Serra da Peneda-Gerês e na Serra da Estrela.

Segundo o organismo, no dia 14 de Fevereiro registou-se ocorrência de vento forte: maiores valores de rajada de 118,8 quilómetros/hora e de 116,6 km/hora, respectivamente no Porto e no Cabo Carvoeiro, em Peniche.

O IPMA fez também referência para os últimos dias do mês, entre 26 e 28, que registaram temperaturas «bastante abaixo do normal», tendo ocorrido chuva forte, vento muito forte, granizo, trovoada e queda de neve.

«Nos dias 26 e 27 de Fevereiro verificou-se queda de neve nas regiões do norte e centro, em alguns locais a cotas de 600 metros, no dia 26, e 300 metros no dia 27».

Neste último dia ocorreu também neve nas regiões mais a sul, nomeadamente nas Serras de Aire, Candeeiros, Montejunto, São Mamede e Monchique, adianta o instituto.

Fonte: Diáriodigital

Sem comentários:

Enviar um comentário