domingo, 6 de março de 2016

Copa-Cogeca destaca medidas para terminar com crise na agricultura e pede à UE que actue

04-03-2016 
 
 
No âmbito da reunião entre os eurodeputados e o comissário europeu da Agricultura, Phil Hogan, na próxima segunda-feira, o Copa e a Cogeca destacam as medidas necessárias para ajudar a colocar um fim à crise da agricultura europeia e pede à União Europeia que actue.

O secretério-geral do Copa-Cogeca, Pekka Pesonen, alertou para «os protestos por toda a Europa. Muitos produtores devem cessar as suas actividades devido a graves problemas de liquidez, com preços de mercado que não cobrem os custos das matérias-primas. Perderam o seu principal mercado de exportação, a Rússia, um valor de 5,1 milhões e euros, como consequência da política internacional. Os preços das matérias-primas estão a fugir do controlo, em particular os custos dos fertilizantes, e o colapso nos preços do petróleo afecta gravemente os preços dos produtos básicos».

Dando destaque às medidas, Pesonen disse que «em resposta a esta crise sem precedentes», querem conseguir a reabertura do mercado russo, agilizar as negociações com o Japão, intensificar as medidas de promoção e utilizar os seguros de créditos de exportação. Tendo em conta os escassos instrumentos que nos deixam, é necessário reforçar as medidas utilizadas para gerir o mercado, incluindo um aumento temporário do preço de intervenção do leite da União Europeia (UE) e ampliar o regime de ajuda ao armazenamento privado para os produtos de carne de porco e lacticínios».

As ferramentas de mercado para as frutas e hortícolas têm de ser avaliadas como o preço mínimo de entrada de importações de tomate para a UE. Deve combater-se as práticas comerciais desleais ao longo da cadeia alimentar para que os agricultores consigam melhores preços pelos seus produtos e não sejam tratados injustamente pela distribuição. O preço das matérias-primas pode diminuir ao retirar os direitos de importação, em particular para os fertilizantes, como mostra uma nova informação publicada esta semana.

É necessário aliviar a dívida, empréstimos para investimentos por parte do Banco Europeu de Investimento (BEI), ajudas estatais e um ajuste do tecto do auxílio de mínimos Por outro lado, os Estados-membros também devem utilizar plenamente as ferramentas que colocam à sua disposição a política de desenvolvimento rural da UE e os regimes nacionais para ajudar os agricultores a gerirem melhor o risco.

Na próxima segunda-feira o Copa e a Cogeca reúnem, em Estrasburgo, cok os eurodeputados e o comissário Phil Hogan, onde vão apresentar as suas exigências. As organizações entendem que a Comissão analise a possibilidade de introduzir os seguros de créditos de exportação e de liberalizar em pleno o mercado dos fertilizantes.

Solicitam aos eurodeputados, a Phil Hogan e aos ministros da Agricultura para enfrentarem directamente a crise e garantirem aos agricultores um futuro viável, capaz de responder à crescente procura e resolver o problema da fome e da desnutrição. Pelo que vão intensificar a pressão até à próxima reunião dos ministros, que terá lugar a 14 de Março.

Fonte: Copa-Cogeca

Sem comentários:

Enviar um comentário