segunda-feira, 7 de março de 2016

Museu do Vinho Verde não será "uma mera exposição"

04 DE MARÇO DE 2016

É inaugurado esta sexta-feira, em Ponte de Lima, o Museu do Vinho Verde. A Comissão de Viticultura quer que seja uma estrutura viva, "um espaço de provas e experiências relacionadas com o Vinho Verde".

O presidente da Comissão de Viticultura da região dos vinhos verdes assegura que o novo museu não será apenas um local onde se poderão visitar exposições e conhecer a história deste vinho.

O jornalista Joaquim Ferreira ouviu o presidente da Comissão de Viticultura da região dos vinhos verdes sobre o novo museu.
Manuel Pinheiro promete que "todos os dias o visitante encontrará provas livres, cursos de prova, caminhadas pelas vinhas. Uma série de iniciativas que o levarão a conhecer o vinho verde e não apenas uma exposição extática".

A região demarcada do vinho verde estende-se pelo noroeste português, na região conhecida com Entre-Douro-e-Minho e tem nove sub-regiões.

Manuel Pinheiro defende que há boas razões para que o museu tenha sido criado em Ponte de Lima. "Esta zona do vale do Lima, que vai quase até Viana, é muito importante sobretudo pela produção do Loureiro que é uma das castas mais populares e que produz melhores vinhos. Produz bons vinhos há séculos".

Em termos económicos o vinho verde tem conquistado relevância, tanto no mercado externo como no mercado interno. Manuel Pinheiro diz que a região se "tem reinventado para produzir melhores vinhos em todos os anos. Hoje é muito conhecido no mercado nacional e nos mercados externos. 2015 foi o ano recorde de exportações". No ano passado as exportações atingiram 40 milhões de euros e chegaram a 104 mercados.

O museu que representa esta cultura resulta de uma parceria entre a Câmara de Ponte de Lima e a Comissão de Viticultura dos Vinhos Verdes que investiu no projeto perto de 500 mil euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário