domingo, 6 de março de 2016

Investimento no Alqueva «valeu a pena», sublinha Passos



O líder do PSD considerou hoje que o investimento no Alqueva «valeu a pena» e «mudou radicalmente» a paisagem do Alentejo, onde há «potencial de crescimento», mas é preciso criar um clima de confiança que permita outros investimentos.


   
"Houve um investimento importante que se realizou com o Alqueva, que mudou radicalmente a paisagem alentejana, facto que se vem confirmando a cada ano e sobretudo nos últimos anos", disse Pedro Passos Coelho.
Segundo o também antigo primeiro-ministro, que falava aos jornalistas após ter visitado uma barragem do projeto e uma exploração agrícola de produção de morangos no concelho de Beja, no âmbito da sua recandidatura à liderança do PSD, "valeu a pena ter feito realmente um esforço muito grande de investimento primário em toda a área do Alqueva".
"Tenho a certeza de que há aqui [na área de influência do Alqueva, no Alentejo], agora, um potencial de crescimento muito grande", mas "é preciso que haja uma aposta, nacional também, em criar boas condições" para que outros investimentos se possam concretizar, "porque sempre que há um investidor há risco", afirmou.
No entanto, sublinhou, "nem todos os riscos podem ser corridos e é preciso que o contexto geral gere a confiança suficiente para quem quer assumir alguns riscos possa realmente investir e andar para a frente".
"É preciso que, de um modo geral, as autoridades no país possam, junto dos investidores, criar um clima de confiança que permita que estes investimentos venham a acontecer", defendeu.
Segundo Pedro Passos Coelho, pelo menos no Alentejo, "durante muito tempo havia terra, mas não havia água, agora há as duas coisas, água e terra, e isso permitirá que muitas ideias, muitos projetos possam sair das gavetas, das intenções e passem à prática", disse.
"Isso será decisivo para mudar o panorama de produção nacional, continuar a aumentar o potencial exportador do país e, em particular, numa área tão dinâmica" como a agricultura.
No caso da agricultura, "há uma parte importante" que está relacionada com o novo Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2014-2020, que "é importante que comece também a desenvolver-se mais rapidamente", disse.
"Havia, pelo menos, a expetativa criada pelo Governo de que seria assim, que agora as coisas andariam mais depressa, os instrumentos estavam lá todos, os regulamentos aprovados, agora é importante começar a por no terreno as decisões relativas aos projetos que foram candidatados para que as coisas possam avançar", defendeu.
Pedro Passos Coelho considerou "importante que tivéssemos tido nos últimos anos, ao nível da agricultura, os fundos europeus com pleno aproveitamento", referindo que o anterior Programa de Desenvolvimento Rural (Proder) 2007-2013 "teve uma execução absoluta, o que foi muitíssimo bom".
"É preciso agora que haja continuidade neste processo e, uma vez que já temos as condições de base, é importante tirar partido delas. Agora é preciso que as coisas tenham sequência e que haja na parte de apreciação e de decisão mais rapidez para que as coisas possam funcionar como todos desejamos", defendeu.
Dinheiro Digital com Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário