quarta-feira, 9 de março de 2016

FAO alerta para sementes geneticamente modificadas não incluídas na classe OGM



 08 Março 2016, terça-feira  Hortofruticultura & FloriculturaAgricultura

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) informa que podem vir a ser registadas novas sementes que tenham sido geneticamente modificadas, mas que não são incluídas na classe dos Organismos Geneticamente Modificados (OGM's). Isto devido às novas técnicas de reprodução que estão a ser postas em prática.
sementes
A FAO, apoiada por vários governos e empresas de biotecnologia, está a desenvolver a aprovação de um programa NBT (novas técnicas de reprodução), de modo a que as novas sementes obtidas e, apesar de a sua genética ter sido alterada, não sejam englobadas na classificação de OGM's.
A Europa também já está a dar autorizações para o desenvolvimento de plantas sobre a base de novas descobertas genéticas das mesmas e não alteração genética, mas que no fundo pode também vir a abrir a porta a esta nova classificação da FAO.
Os críticos dos OGM's já estão a reagir, afirmando que isto é tudo uma manobra para ocultar os OGM's, numa altura em que o consumidor está cada vez mais contra os OGM's.
Está lançada a polémica e, também, a Comissão está neste momento numa posição muito difícil, pois tem de decidir se considera as plantas produzidas, segundo as NBT como OGM's ou não.
Fonte: Agroinfo 

Sem comentários:

Enviar um comentário