domingo, 24 de julho de 2011

Cinco produtores de azeite fazem investimento conjunto de dois milhões para apostar na exportação

Economia 24 Jul 2011, 00:20h
Um grupo de cinco produtores de azeite virgem extra e um embalador
industrial do concelho de Abrantes anunciaram um investimento de dois
milhões de euros num projecto conjunto que visa competir no mercado
externo.
André Lopes, proprietário da marca produtora do azeite virgem extra
Ourogal DOP, disse à agência Lusa que esta coesão com os produtores
dos azeites da SAOV, Zé Bairrão, Casa Anadia e Val Escudeiro se deve
ao facto de as marcas posicionadas nos mercados nacionais premium e
gourmet terem de se "adaptar às exigências" dos mercados
internacionais, em relação ao volume e à diversidade de produtos.

"Para competir neste mercado global cada vez mais exigente importa
unir esforços e criar sinergias que potenciem as mais-valias que a
região de Abrantes detém ao nível da experiência secular acumulada em
termos do saber fazer azeite e das características endafo-climáticas
da região, que permitem obter um produtos finais de excelente
qualidade", vincou.
Por outro lado, acrescentou, os produtores "souberam equipar-se ao
longo dos últimos anos investindo em lagares de última geração",
condição que afirmou contribuir "de forma decisiva para a obtenção de
azeites de excelência, com qualidade e credibilidade reconhecidas em
qualquer parte do mundo".
Segundo este engenheiro técnico agrícola de 49 anos, a grande aposta
do projecto está em "levar a palavra credibilidade aos quatro cantos
do mundo", construindo um projecto de marca associado ao nome de
Portugal e à região de Abrantes em particular.
"A força da ideia de um projecto de marcas está no fazer chegar a
informação aos mercados consumidores relativamente ao país de origem e
à qualidade do produto", defendeu, adiantando que os rótulos do azeite
virgem extra a exportar no âmbito deste processo apresentarão em
destaque o nome da região e em segundo plano a marca de cada um dos
cinco produtores.
André Lopes efectuou recentemente uma viagem à Rússia, onde apresentou
as várias gamas de azeite a firmas importadoras, sublinhando a
importância do mercado dos países de Leste e da região do Báltico.
"O azeite está na moda e queremos começar a exportar em Abril do
próximo ano 600 mil litros para os países que detenham um nível
cultural evoluído e com poder de compra, assim como para alguns países
considerados emergentes", referiu.
Segundo o proprietário, aquele volume de azeite corresponde à
"quantidade suficiente" para responder ao mercado global, "pelo menos
numa fase inicial previsível de três anos", na qual aquele grupo de
produtores vai investir dois milhões de euros e apostar na exportação
de sumo de azeitona desde a gama mais baixa (primeiro preço) à mais
alta (gourmet) para mercados do norte e centro da Europa, Estados
Unidos, Brasil, Rússia e China.
http://www.omirante.pt/noticia.asp?idEdicao=&id=46417&idSeccao=481&Action=noticia

Sem comentários:

Enviar um comentário