domingo, 24 de julho de 2011

“Se ganhasse o Euromilhões desenvolvia um projecto para criar os meus vinhos”

Fausto Lourenço
Alexandra Brito
24/07/11 12:00
Considero-me um investidor de perfil conservador. Os 10% de risco que
decidi assumir na bolsa nacional, terão de aguardar provavelmente
alguns anos.
O enólogo, Fausto Lourenço, tem razões para sorrir esta semana: ganhou
o prémio de melhor moscatel do mundo.
Portugal esteve em destaque num dos mais prestigiados eventos
vitivinículas do mundo. O concurso internacional 'Muscats du Monde',
realizado em França, atribuiu o prémio de melhor moscatel do Mundo a
um vinho português. O premiado é "Moscatel de Setúbal VCL - Reserva
2006" da responsabilidade do enólogo português Fausto Lourenço. Em
entrevista, feita por mail ao Diário Económico, o enólogo de 45 anos,
que trabalha na empresa Venâncio da Costa Lima, explica como lida com
o dinheiro.

Na sua opinião, o que é que o dinheiro não compra?
A integridade.
Lembra-se do seu primeiro ordenado? O que fez com ele?
Estava na Adega Cooperativa de Palmela onde comecei a minha actividade
como enólogo. Na altura concretizei um antigo desejo: comprar uma
aparelhagem de som. Do ordenado pouco sobrou.
No campo da gestão do dinheiro considera-se uma pessoa poupada ou nem por isso?
Muito poupado. No entanto, há uma situação em que a minha pequena veia
gastadora emerge: o gosto por viajar e conhecer outras culturas é
muito grande.
Se ganhasse o Euromilhões, o que faria?
O desenvolvimento de um projecto vitivinícola na região do Dão (minha
região de origem), que me permitisse criar os meus próprios vinhos.
Para si qual é o montante suficiente de dinheiro para deixar de trabalhar?
O meu trabalho dá-me imenso prazer. Assim, estaria sempre incluído nas
actividades a desenvolver numa vida de "grande abundância".
Qual foi o melhor investimento que fez?
Sem dúvida os meus filhos. A sua companhia e amizade são infinitamente
mais importantes que qualquer retorno de outro investimento.
Em que tipo de produtos financeiros aplica as suas poupanças? É
conservador ou gosta de produtos mais arriscados?
Considero-me de perfil conservador. Os 10% de risco que decidi assumir
na bolsa nacional, terão de aguardar provavelmente alguns anos para
que o retorno seja positivo.
Como escolhe os seus investimentos: É auto-didacta? Ou recebe
conselhos de familiares, amigos ou do gestor de conta?
Com base na imprensa da especialidade e na opinião de amigos da área económica.
Qual foi o conse12lho mais precioso que já recebeu sobre dinheiro?
A diversidade das aplicações financeiras permite minimizar os riscos e
potenciar os ganhos.
http://economico.sapo.pt/noticias/se-ganhasse-o-euromilhoes-desenvolvia-um-projecto-para-criar-os-meus-vinhos_122858.html

Sem comentários:

Enviar um comentário