terça-feira, 28 de agosto de 2012

Unilever prepara-se para o regresso da pobreza à Europa

Métodos dos países asiáticos inspiram nova abordagem

27.08.2012 - 10:02 Por AFP, PÚBLICO
7 de 24 notícias em Economia« anteriorseguinte »

(Foto: Enric Vives-Rubio)
O responsável pela Europa do gigante anglo-neerlandês do
agro-alimentar Unilever disse numa entrevista publicada nesta
segunda-feira que vê "a pobreza regressar" ao continente, e por isso
vai adaptar a sua estratégia.

"A pobreza regressa à Europa", disse Jan Zijderveld ao diário
Financial Times Deutschland, acrescentando: "Se um espanhol não gasta
em média mais de 17 euros quando faz as suas compras, não vou
propor-lhe um pacote de detergente que custa metade do seu orçamento."

Zijderveld disse ir agora inspirar-se nos métodos utilizados pela
Unilever nos países asiáticos em desenvolvimento para abordar o
mercado europeu, vendendo produtos mais baratos embalados em porções
mais pequenas.

"Na Indonésia, vendemos amostras individuais de champô por dois a três
cêntimos cada e mesmo assim ganhamos dinheiro", disse este responsável
de um grupo que abrange marcas de grande distribuição muito conhecidas
também em Portugal, como a Dove (produtos de higiene pessoal), a Olá
(gelados) ou a Knorr (especiarias).

O Financial Times Deutschland relata que a Unilever começou, por
exemplo, a vender em Espanha pequenas embalagens de detergente que
apenas permitem fazer cinco máquinas de roupa.

"Os mercados na Europa são um pouco os Jogos Olímpicos da
distribuição: os mais difíceis! Quem triunfa aqui, dá-se bem em todo o
lado", disse ainda Jan Zijderveld.

A Unilever tem em Portugal uma parceria com a Jerónimo Martins desde
1949, que actualmente se materializa na Unilever Jerónimo Martins,
comercializando marcas como a Becel, Maizena, Skip ou Cif.

http://economia.publico.pt/Noticia/unilever-preparase-para-o-regresso-da-pobreza-a-europa-1560539

Sem comentários:

Enviar um comentário