terça-feira, 27 de novembro de 2012

Duas notícias para pensar

Caros leitores dos meus textos na Vida Económica, nos últimos dias,
duas notícias me suscitaram a atenção. A primeira dizia respeito a uma
declaração da ministra da Agricultura, Assunção Cristas, sobre a
oportunidade de emprego que existia na agricultura em oposição à falta
ou à extinção de empregos que se verifica em todo o país e em todos os
outros setores económicos.

Dito assim, parece que a agricultura vai ser a salvação da economia
nacional, o setor capaz de absorver todo o desemprego que existe no
país, a Terra Prometida de todos os jovens à procura de primeiro
emprego. Eu gostaria que fosse assim. Mas, infelizmente, a realidade é
diferente. E é diferente porque o Governo, a Administração Pública não
ajuda, apenas trava, obstaculiza, burocratiza, protela.
É paradoxal que a ministra da Agricultura cante loas ao sector
agrícola, mas depois os serviços dela dependentes tudo façam para
colocar pedras no caminho daqueles que querem contribuir para
investir, lançar projectos, criar riqueza e emprego. Deixo aqui um
conselho à Senhora Ministra: ponha a casa em ordem e vai ver que a
agricultura pode dar-lhe muitas alegrias.
No meu blogue recebo centenas de pedidos de informação, Não descuro um
único. Eu sei porque é que isso acontece. Porque estes jovens, estes
casais, estes investidores, que querem apostar no sector agrícola, não
têm do lado da Administração a celeridade informativa, a recetividade
devida, o profissionalismo merecido que podiam e deviam ter. Não culpo
os dedicados profissionais da Administração Central, culpo liderança e
métodos organizativos que não motivam e não estimulam. Com o meu
blogue, faço muito serviço público, que é algo que me entusiasma.
A outra notícia dizia respeito à intenção da RTP de "ressuscitar" o
célebre programa "TV Rural", do engº Sousa Veloso. É uma notícia muito
feliz e muito oportuna. Nos meus escritos já prestei homenagem ao engº
Sousa Veloso. Foi verdadeiro serviço público aquilo que ele fez
durante dezenas de anos. Ele foi a cara e o rosto da agricultura
portuguesa.
Espero que a RTP saiba encontrar alguém com o seu nível de
conhecimento, apenas dedicado a servir a agricultura e os
agricultores. Pelo meu lado, vou continuar a intervir na comunicação
social e no espaço público, como no meu blogue, para servir os
agricultores, a agricultura, a economia e o meu país. Sinto que tenho
dado o meu contributo.

Fonte: Vida Económica (23-11-2012)
José Martino, engenheiro agrónomo

http://josemartino.blogspot.pt/2012/11/duas-noticias-para-pensar.html

Sem comentários:

Enviar um comentário