terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Nestlé critica subida imparável das 'marcas brancas'

2013.01.04 (00:00) Espanha
O director geral da Nestlé Espanha, Bernard Meunier, alertou que o
"crescimento implacável", protagonizado pelas marcas de distribuição
nos últimos anos tem levado a retardar o crescimento da indústria
alimentar espanhola, afectado pelos preços agressivos apresentados
pelas 'marcas brancas' e pela estagnação do consumo.

Num evento organizado pela ESADE Madrid, Meunier afirmou que o
segmento alimentar em Espanha tem sofrido os estragos do actual
contexto económico, porque, face ao crescimento de 9% observado em
2008, em 2012 o incremento do volume de negócios não ultrapassou os
2,7%.

No entanto, o responsável da Nestlé na Espanha colocou o foco nas
marcas de distribuidor, assinalando que o país vizinho é aquele " onde
mais e mais rapidamente" cresceu esse tipo de produtos, que em sua
opinião, geram "descidas de preços e degradação" da qualidade,
atingindo uma quota de mercado recorde de 44% em 2012.

Por outro lado, Bernard Meunier justificou a escalada do consumo das
'marcas brancas' na actual crise económica, o que está a causar um
declínio no orçamento das famílias, fazendo com que os consumidores
estejam a dar mais importância ao preço final do que à qualidade
oferecida pelo produto.

Neste sentido, a Nestlé criticou a guerra de preços capitaneada pelas
marcas dos distribuidores, que está a provocar uma redução de margens
das marcas de fabricantes, limitando a respectiva capacidade de
investir em eficiência e inovação, o que tende a eliminar o valor
acrescentado desses produtos. Durante os últimos cinco anos foram
eliminadas 20% das marcas de fabricantes presentes no mercado
espanhol.

Para além disso, Bernard Meunier defendeu o aumento do preço de marcas
alimentares oferecidas pelos fabricantes, porque mostram uma "grande
responsabilidade pela diferença de qualidade." Por outro lado, disse
que, com algumas excepções, os produtos próprios dos fabricantes e as
marcas brancas "não têm a mesma origem". "Os grandes fabricantes
concentram-se apenas nas suas próprias marcas", acrescentou.

FONTE: Europa Press

http://www.anilact.pt/informacao-74/7036-nestle-critica-subida-imparavel-das-marcas-brancas

Sem comentários:

Enviar um comentário