quinta-feira, 31 de outubro de 2013

IVDP aposta no aumento de vendas de vinho do Porto em Portugal

A iniciativa formativa "Saber Servir Vender Melhor" é o primeiro
projeto de educação sobre vinho do Porto dedicado, em exclusivo, ao
território nacional e à restauração, que pretende sensibilizar os
profissionais para a forma correta de servir e vender vinho do Porto.
Lançado em fevereiro de 2012, já ministrou 40 formações, abrangendo um
total de 180 estabelecimentos e 491 profissionais de restauração e
hotelaria, só na área do Porto e do Douro. De acordo com os resultados
apurados, a maioria dos restaurantes visados com esta formação
melhorou o serviço de vinhos do Porto e, consequentemente, aumentou a
venda do mesmo. O mercado português também tem vindo a sentir esta
mudança: de janeiro a setembro de 2013 o setor vendeu mais 7,3 por
cento em valor e 2,3 por cento em quantidade para o mercado nacional,
com o aumento do preço médio na ordem dos 5 por cento.



Segundo dados do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP),
Portugal é o segundo maior mercado em valor para o vinho do Porto -
comprou 35 milhões de euros até setembro de 2013 e quase 800 mil
caixas.



Perante estes números, o IVDP considera que a aposta no projeto "Saber
Servir Vender Melhor" tem sido uma mais-valia para a consolidação das
vendas de vinho do Porto em território nacional - porque os
restaurantes servem melhor e, por isso, vendem mais - e mesmo lá fora,
dado que os turistas tomam mais contacto com os diferentes tipos e
marcas de vinho do Porto e divulgam-no melhor no seu país de origem.



A fórmula do "Saber Servir Vender Melhor" foi pensada ao pormenor para
proporcionar aos profissionais a melhor formação possível acerca do
vinho do Porto. Cada sessão divide-se em duas partes: teoria e prova.
Durante a parte teórica, são abordados, de forma sintética, temas como
a história do vinho do Porto, a região-berço (Douro), o papel do IVDP
(com destaque para as valências na área do controlo de qualidade e da
certificação), a produção, os estilos de vinho, a "comunicação" ou
"descodificação" da garrafa (rótulo, contra rótulo e tipo de rolha); a
parte prática incide sobre o serviço (temperaturas de serviço de
guarda, condições e práticas de guarda, a importância do copo) e as
possíveis harmonizações gastronómicas. A formação tem cerca de 90 a
120 minutos de duração e, no final, cada participante tem direito a um
diploma do IVDP, comprovativo da frequência da formação.



O IVDP assume, como objetivos do "Saber Servir, Vender Melhor", o
aumento dos níveis de conhecimento sobre vinho do Porto nos
restaurantes visados, melhorar o aconselhamento de vinhos a clientes e
turistas, promover o aumento de receitas para os restaurantes através
da oferta de produtos com maior valor acrescentado e contribuir para
as exportações através do estabelecimento de negócios com turistas.



Para o dia 30 de outubro está prevista já uma formação em Chaves, para
o dia 6 de novembro em Vila Real, 19 de novembro do IVDP, no Porto, 20
de novembro em Chaves e dia 2 de dezembro, novamente, no IVDP.

fonte: Mediana

Sem comentários:

Enviar um comentário