segunda-feira, 9 de junho de 2014

Abandonada a proposta de directiva sobre a protecção dos solos

Junho 03
13:02
2014

A proposta da Comissão Europeia sobre a protecção dos solos contra a erosão, as perdas de biodiversidade e as mudanças climatéricas, que estava bloqueada por decisão do Conselho desde 2006, foi oficialmente abandonada no dia 21 de Maio, segundo anunciou a Comissão.

Existiu sempre uma minoria de bloqueio no Conselho, constituída pela Alemanha, pela França, pela Áustria, pelo Reino Unido e pela Holanda, que não permitiram a sua aprovação.

As reacções a esta decisão são radicalmente opostas, com o COPA-COGECA a aplaudir a decisão, argumentando que esta directiva só iria trazer problemas aos agricultores europeus, não trazendo nada de novo, pois na reforma da Política Agrícola Comum, a protecção dos solos já está defendida.

Por seu lado, os ambientalistas dizem que esta decisão é uma ameaça directa para a segurança alimentar e limita a luta contra as alterações climatéricas. A Comissão é convidada a apresentar rapidamente novas propostas, para mostrar que a Europa quer defender as suas riquezas naturais.

Sem comentários:

Enviar um comentário