quarta-feira, 11 de junho de 2014

Reforma da PAC: Cerca de 90% dos agricultores da UE não tem de cumprir 2 das 3 medidas do greening, segundo um estudo


A reforma da PAC 2014-2020 acordada pelos Estados-membros tem sido apresentada como uma PAC mais verde do que havia antes. No entanto, um estudo recente publicado na revista Science, revelou que a falta de um acordo sobre as medidas de greening constantes da proposta, deu origem a tantas excepções que o efeito ambiental que se pretendia foi claramente diluído. De acordo com os especialistas, o ambiente europeu não vai ter qualquer benefício pelo que a biodiversidade continuará a diminuir ao longo dos próximos anos.

Na reforma da PAC foi estabelecido que cerca de um terço dos pagamentos directos sejam pagamentos greening (pagamentos verdes) com a obrigação de cumprir três medidas com benefício ambiental. No entanto, de acordo com o estudo, metade das terras aráveis ​​da UE e entre 80-90% dos agricultores estariam isentos de 2 das 3 medidas do greening (rotação de culturas, pastagens permanentes, áreas de interesse ecológico) devido às excepções.

O estudo quantifica que 81% dos agricultores estariam isentos de cumprir a norma de rotação padrão de culturas. 88% dos agricultores e quase metade da terra arável (48%) estariam isentos de incluir superfície de interesse ecológico. A medida das pastagens permitiria a redução adicional de 5% na superfície.

Fonte:  Agrodigital

Sem comentários:

Enviar um comentário