domingo, 8 de junho de 2014

Brévet de variedade de tomate contestada

Junho 03
13:00
2014

A organização "Semences Paysannes" juntou-se aos representantes espanhóis e alemães da coligação internacional "No Patents On Seeds" para apresentar um recurso contra um brévet europeu que é detido pela Monsanto, sobre o tomate (EP1812575).

Esta variedade de tomate é resistente ao cogumelo chamado "Botrytis cinerea" e as sementes foram desenvolvidas na Alemanha.

A Monsanto é acusada de ter habilidosamente registado o brévet, uma vez que as técnicas de cruzamento simples não são passíveis de brévet, tendo sido manipulada a apresentação do processo.

Os queixosos afirmam, mesmo, que basta ler o relatório da Monsanto para ver que ele é fraudulento, pois estes tomates não são produzidos por transferência de ADN isolado, o que levanta outro problema, que é o da facilidade com que grandes empresas como a Monsanto conseguem registar brévets.

A Monsanto é igualmente acusada de utilizar os tomates provenientes de um banco de genética situado na Alemanha, que é suposto salvaguardar as sementes para o bem comum e para o desenvolvimento de futuras plantas, pelo que este procedimento é considerado um roubo por parte da Monsanto.

Sem comentários:

Enviar um comentário