quarta-feira, 11 de junho de 2014

Bento Amaral recebe condecoração do governo francês

A Ordem do Mérito Agrícola é uma das mais antigas e prestigiadas condecorações concedidas pelo governo da República Francesa

 
12 de junho, 17h45, Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, Porto
 
Bento Amaral, diretor dos Serviços Técnicos e de Certificação do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP), vai ser condecorado pelo Governo da República Francesa como "Chevalier dans l'Ordre du Mérite Agricole". Esta distinção, atribuída pelo ministro da Agricultura, Agro-Alimentação e Florestas francês, Stéphane Le Foll, foi criada em 1883 e é uma das mais antigas e prestigiadas condecorações concedidas pelo governo do país. O título reconhece professores, investigadores e responsáveis políticos que têm prestado serviços de relevo no campo da prática da  agricultura, nas indústrias ligadas à área agroalimentar, e nos serviços públicos. No que respeita a personalidades estrangeiras, distingue as que se têm empenhado no desenvolvimento das relações de cooperação com a França. Bento Amaral é distinguido enquanto pessoa, cidadão, enólogo e professor, pela participação ativa no reforço das relações económicas e culturais nas áreas da vinha e do vinho, nomeadamente entre o Porto e a Região Demarcada do Douro e Bordéus. O especialista colabora com a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e é frequentemente convidado para júri nos mais prestigiados concursos mundiais de vinhos. A cerimónia acontece no dia 12 de junho, quinta-feira, às 17h45, no IVDP, no Porto.
 
A Cônsul-geral de França no Porto, Aude de Amorim, fará a imposição das insígnias a Bento Amaral como Cavaleiro da Ordem do Mérito Agrícola.
 
Para o presidente do IVDP, "a atribuição deste título a Bento Amaral é um orgulho para o Instituto, para a Região Demarcada do Douro e para todo o setor. É, acima de tudo, o reconhecimento oficial pelo governo francês do competente trabalho que tem vindo a desenvolver à escala mundial, em particular no mercado francês, em prol dos vinhos do Douro e do Porto", conclui Manuel de Novaes Cabral.
 
Sobre Bento Amaral
Enólogo e professor, Bento Amaral é, desde 2013, diretor dos Serviços Técnicos e de Certificação do IVDP, depois de 14 anos como chefe de Serviço de Prova do Instituto. Leciona, desde 1999, "Avaliação Sensorial" em pós-graduações e no mestrado de Enologia e Marketing de Vinhos, da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, no Porto. É ainda júri, há quase duas décadas, em dezenas de edições de vários concursos de vinhos nacionais e internacionais, tendo presidido algumas mesas de provadores desses concursos. Entre outras distinções, foi condecorado com a Ordem do Infante D. Henrique, grau de Oficial, atribuída pelo Presidente da República, em 10 de Junho de 2009. É licenciado em Engenharia Alimentar pela Escola Superior de Biotecnologia (Universidade Católica do Porto), tendo estagiado no Instituto de Enologia de Bordéus. Velejador apaixonado, Bento Amaral foi campeão mundial (em 2005) e atleta olímpico de vela adaptada.

fonte: Mediana

Sem comentários:

Enviar um comentário