quinta-feira, 12 de junho de 2014

Feira Nacional de Agricultura reúne profissionais e técnicos para debate do sector

Agenda do dia de ontem marcada por oito colóquios

A Feira Nacional de Agricultura foi, ontem, palco, de importantes seminários sobre questões fulcrais relacionadas com o sector agrícola.

O período da manhã foi assinalado pelas 'Conversas de Agricultura' com um colóquio dedicado ao tema "A Contabilidade e Fiscalidade na Agricultura" que contou com a presença de cerca de 1000 profissionais. De acordo com a Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, uma discussão desta natureza pretende realçar o papel da contabilidade e fiscalidade nas organizações e permitir que as empresas sejam eficazes, tenham uma gestão mais eficiente e possam produzir melhor e mais barato, além de proporcionar a formação necessária de acordo com as alterações da legislação.

Pedro Mota Soares, Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, fez o encerramento deste debate e, frisou várias vezes, durante o seu discurso, a importância dos parceiros sociais para o desenvolvimento do trabalho do Governo, como é o caso da CAP que, segundo o mesmo, "tem tido um papel preponderante no que respeita à resolução de problemas dos agricultores". O Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, acrescentou ainda que "é do diálogo entre o governo e os parceiros sociais que se encontram, muitas vezes, as soluções para o sector. O contributo da CAP tem sido muito decisivo em muitas resoluções do Governo". E conclui que "a agricultura voltou a estar no centro das discussões e é um dos temas importantes do país. É necessário devolver uma visão de futuro à agricultura, até porque é um sector que poderá contribuir para a descida da taxa de desemprego".

Pedro Mota Soares participou ainda no colóquio sobre "Gestão Agrícola e Uso Eficiente da Água", o qual contou também com as presenças de Octávio de Oliveira, Secretário de Estado do Emprego e de Nuno Vieira e Brito, Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar.

A importância dos Jovens Agricultores esteve igualmente em destaque. Realizou-se a entrega de prémios para os "Melhores Projectos Jovens Agricultores de Portugal", iniciativa promovida pela CAP e que contou com a colaboração de Nuno Melo, que ajudou na escolha dos melhores projectos agrícolas em Portugal.

O projecto de Henrique Ferreira (Uva de Mesa e Hortícolas) foi considerado o melhor deste concurso e permite representar Portugal no Congresso Europeu de Jovens Agricultores em Bruxelas. Os outros distinguidos foram Carlos Almendra, Paulo Mota, Cátia Antunes e João Gomes.

Na sessão de encerramento do colóquio, o Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito, afirmou que "o sector tem futuro e é uma área com interesse para investir e realçou a importância da qualificação e formação empresarial que devem ser promovidas e valorizadas."

O 'IV Encontro Biotecnologia e Agricultura – O Futuro é Agora' reuniu 800 profissionais do sector e debateu temas como 'Agrobitecnologia e Agricultura familiar'; 'Biotecnologia e Florestas'; 'O uso das culturas transgénicas no contexto do sistema agrícola da Africa do Sul'; 'A utilização de culturas geneticamente modificadas e de variedades tolerantes à seca'; entre outros. Durante este encontro concluiu-se que a agrobiotecnologia tem um contributo decisivo a dar no sector agrícola.

Outro dos colóquios em relevo foi o debate "Exportação da Agricultura Portuguesa", promovido pelo BPI. Aliar a imagem desta entidade bancária à agricultura e chamar a atenção do maior número de agricultores, de modo a proporcionar mais informação para que se possam preparar de diferentes maneiras para os desafios do sector foi o objectivo deste encontro.

Ainda neste mesmo dia, decorreu o 1º Simpósio do Crédito Agrícola, organizado pela FENACAM e pela Caixa Central, mais uma reunião de PI's do SNIRA e a Assembleia Geral da Qualifica, durante a qual se discutiu o relatório de contas desta associação.

A Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar esteve também ontem na Feira Nacional de Agricultura e aproveitou para visitar o certame. Os Parlamentares registaram com satisfação o facto de a Agricultura estar a apresentar bons resultados, apesar do contexto difícil que o País atravessa.

O Secretário de Estado do Turismo, Mestre Adolfo Mesquita Nunes marcou presença na Feira Nacional de Agricultura e constatou a dimensão e o exponencial do certame.

No Salão Prazer de Provar realce para "O Meu Primeiro Azeite" iniciativa promovida pelo Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo e dedicada aos mais novos. A Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo também organizou uma acção de 'cozinha ao vivo' intitulada "As Confrarias Convidam…" com a participação do Restaurante Almourol com lugar reservado para os melhores Vinhos do Tejo.

A competição voltou a estar na ordem do dia com a realização do Concurso de Apresentação do Cavalo de Sela e a Prova Mista de Traje à Portuguesa e Equitação Tradicional – Troféu Manuel Duarte Sabino "Veca". Os talentos vocais da região estiveram à prova com "A Melhor Voz das Escolas de Santarém".

Em dia de entrada livre, o CNEMA registou uma grande afluência de pessoas reflectindo a aposta do Centro Nacional de Exposições em facilitar o acesso à Feira de forma gratuita, num dia de semana.

Fonte:  CNEMA

Sem comentários:

Enviar um comentário