segunda-feira, 9 de junho de 2014

Gala O Melhor de Portugal distingue premiados dos Concursos Tradicionais Portugueses na Feira Nacional de Agricultura


















O dia 8 de Junho assumiu especial relevo, com a realização da Gala de Entrega de Prémios O Melhor de Portugal, dos Concursos Tradicionais Portugueses que decorreram no Centro Nacional de Exposições.

Foram entregues os prémios aos vencedores dos Concursos Nacionais de Mel, Azeite, Queijos Tradicionais, Enchidos, Conservas de Pescado, Pão, Licores Conventuais e Tradicionais Portugueses, Doces Conventuais e Populares, Carnes Tradicionais, Doces de Fruta, Bolo-Rei, Sal, Ervas Aromáticas, Vinagres, Frutos Secos e Chocolates Tradicionais.

Durante a Gala foram conhecidos O Melhor dos Melhores nas várias categorias de produtos com destaque para: Sopa Dourada da empresa Pão de Ló de Margaride (Concurso Nacional de Bolo Rei); Pera Passa de Viseu - Lobo & Ferreira (Concurso Nacional de Doces de Fruta); Vinagre de Sidra e Maracujá - Fabrica da Igreja Paroquial dos Prazeres (Concurso Nacional de Vinagres de Vinho e Outros); Folar de Carne Dángelina – Alves & Ribeiro - Padaria da Angelina (Concurso Nacional de Pão); Queijo de S. Jorge - Lactaçores - União das Cooperativas de Lacticínios dos Açores CRL (Concurso Nacional de Queijos Tradicionais Portugueses); Licor de Rum Café "William Hinton & Sons" - Engenho Novo da Madeira, Lda. (Concurso Nacional de Licores Conventuais e Tradicionais Portugueses); Arrufadas de Coimbra - Briosa do Mondego, Lda. (Concurso Nacional de Doçaria Conventual Portuguesa); Salpicão de Vinhais produzido pela Vifumeiro - Fumeiro e carnes, Lda. (Concurso Nacional de Enchidos); Queijada Vila Franca do Campo - Queijadas de Adelina Morgado & Filhas, Lda. (Concurso Nacional de Doçaria Tradicional Popular Portuguesa); Filete de Atum em Azeite com sementes de funcho Santa Catarina - Santa Catarina Indústria Conserveira, SA. (Concurso Nacional de Conservas de Pescado); Mel do Barroso - Cooperativa Agrícola de Boticas, CRL (Concurso Nacional de Mel).

O Concurso Nacional de Azeite Virgem Extra, que nesta edição registou um número recorde de 147 inscrições, destacou com a Medalha Prestígio o azeite Montes Ermos, da Adega Cooperativa de Freixo de Espada à Cinta, que levou ainda Medalha de Ouro na categoria "Azeite Frutado Maduro".

Estas iniciativas, que contaram com a organização e colaboração do CNEMA e da CAP, do Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, da Federação Nacional dos Apicultores de Portugal e da Qualifica, têm como objectivo estimular a produção de qualidade, dar a conhecer os melhores produtos nas diferentes regiões do país, incentivar o seu consumo e promover o encontro de produtores, empresas, técnicos e apreciadores.

A Feira Nacional de Agricultura recebeu também hoje a visita de António José Seguro, secretário-geral do PS que deixou o apelo: "Comprar o que é Português". Reforçou ainda que "os Produtos Tradicionais Portugueses são uma das áreas em que se deve investir mais e o que tem de ser feito é com inovação, com conhecimento e acrescentar valor aos produtos nacionais porque esta é uma das matérias com mais potencial na nossa economia". "Portugal tem de produzir mais e melhor", concluiu o mesmo responsável.

António José Seguro fez-se acompanhar por Miguel Freitas e João Proença do PS e por uma comitiva de militantes socialistas que visitaram, em conjunto, vários expositores do certame onde tiveram oportunidade de falar com diversos produtores.

O secretário-geral do PS sublinhou na ocasião a "simpatia dos portugueses e das portuguesas" manifestada pelas "palavras de incentivo" que foi ouvindo durante a manhã.

A pecuária esteve também hoje em evidência na Feira Nacional de Agricultura com a realização de diversas provas destinadas a promover a competição de vários dos exemplares em exposição. Nesta área, realce para o 2º Concurso Geral de Jovens Reprodutores de OVINOS P3 e para o 2º Concurso Nacional de Jovens Reprodutores Ile-de-France. Os bovinos de raça charolesa foram também destaque do dia através da realização do Concurso Morfológico Geral desta raça.

No campo dos equinos, realizaram-se mais duas provas do Campeonato Nacional de Equitação do Trabalho e decorreu a 4ª jornada do Troféu Dressage Póneis.

A animação é uma constante na Feira Nacional de Agricultura e o 1º domingo do evento não foi excepção com a atuação de grupos de música popular e tradicional, de ranchos folclóricos e com a realização de mercados tradicionais e animação nos restaurantes e no recinto. O dia encerrou com uma Corrida de Toiros do Cinquentenário da Monumental Celestino Graça.

Fonte:  CNEMA

Sem comentários:

Enviar um comentário