quinta-feira, 31 de julho de 2014

Brasil investe na produção de vinho

Julho 29
08:22
2014

A cultura da uva para vinho era muito rara no Brasil até há alguns anos atrás. Actualmente multiplicam-se os investimentos neste sector, aproveitando as zonas climatericamente mais favoráveis.

Neste momento, no interior do estado de São Paulo, um grupo de agricultores está a investir com o objectivo de produzir vinhos de qualidade similar aos que são produzidos no Chile e na Argentina.

As castas foram importadas de França, tendo sido ensaiado o cabernet, o merlot, o sauvignan blanc e o chardonet, sendo que a melhor se adaptou foi a casta syrah.

Estas cepas produzem duas vezes por ano, atingindo as 12 toneladas de uva por hectare no Verão e as 8 toneladas no Inverno. No Inverno as uvas são de melhor qualidade, pois devido ao frio, apresentam maior concentração de açúcar.

Neste cultivo utiliza-se a técnica denominada de inversão da poda, que, no fundo, mais não é do que podar duas vezes por ano, para poder ter duas colheitas.

O problema é que ainda não atingiram o ponto ideal da colheita, pelo que os vinhos produzidos até agora não ultrapassam os 10,5 graus de teor alcoólico.

Sem comentários:

Enviar um comentário