sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Rússia prepara-se para retaliar pelas sanções económicas que lhes estão a ser impostas

Julho 31
11:58
2014

No seguimento do anúncio de novas e fortes sanções económicas a ser impostas à Rússia, por parte dos Estados Unidos (EUA) e da União Europeia (UE), no seguimento do apoio daquele país aos separatistas ucranianos, as autoridades russas preparam-se para proibir a importação de carne de frango dos EUA, de algumas frutas da UE, sendo que os produtos lácteos importados da Europa pela  McDonald's, estão já sobre controlo muitíssimo restrito.

Claro que todas estas medidas são apresentadas como necessidade de proteger a segurança alimentar do país, considerando que estes alimentos não respondem aos standards da legislação russa.

No caso da fruta europeia, a autoridade sanitária russa Rosselkhoznadzor diz que tem encontrado resíduos de pesticidas em algumas amostras.

Já em Janeiro deste ano os russos fecharam a fronteira à carne de porco europeia, aproveitando o facto de terem encontrado quatro javalis mortos com Peste Suína Africana na Lituânia e Polónia. Esta medida muito pouco teve de sanitário, mas sim de retaliação pelas sanções impostas pela UE e EUA na altura.

A Rússia é um dos principais importadores de produtos agrícolas europeus e, se os políticos não tiverem cuidado, podem vir a criar graves dificuldades a mais sectores agrícolas europeus.

2 comentários:

Alto da serra disse...

É bom que a Rússia tenha cuidado ! É uma potencia sim mas não chega, e precisa de comida pois com aquele clima não é autosuficiente concerteza.
As ditaduras nunca resultaram e o povo com restrições alimentares, pode dizer basta.

Anónimo disse...

Ja que os produtos agriculas europeus estao proibidos de entrar na russia era de boa medida tambem a europa proibir a importaçao de cereais da russia nomeadamente trigo e milho.

Enviar um comentário