quinta-feira, 31 de julho de 2014

Comissão Europeia fixa direito de importação do milho, sorgo e centeio


por Ana Rita Costa
28 de Julho - 2014
A Comissão Europeia fixou o direito de importação do milho, sorgo e centeio em 5,32 euros por tonelada. Esta medida baseia-se no regulamento de base e vem dar resposta à situação nos mercados mundiais de milho e consequentes preços baixos.

 
Depois do Conselho Internacional dos Cereais ter apresentado uma previsão da produção mundial de milho para 2014 que ronda os 963 milhões de toneladas, as existências de milho em armazém a nível mundial, em 2014/2015,devem aumentar de 13 milhões de toneladas para 180 milhões de toneladas, o nível mais alto dos últimos cinco anos nos principais mercados exportadores.

As importações de milho e sorgo para Portugal e Espanha têm sido sujeitas a direitos de importação reduzidos desde que estes dois países aderiram à União Europeia. Um acordo entre a UE e os Estados Unidos da América, um dos maiores exportadores de milho, permite uma quantidade fixa, de um país terceiro, de milho ou sorgo a importar sujeita a imposto reduzido para compensar os Estados Unidos da América das suas perdas na Península Ibérica.

O acordo atual abrange anualmente 2 milhões de toneladas de milho e 300 mil toneladas de sorgo em Espanha e um contingente pautal de 500 mil toneladas de milho para Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário