quinta-feira, 31 de julho de 2014

Portugal e Espanha juntos na investigação agro-alimentar

A seca é um problema que afeta a agricultura dos dois países da Península Ibérica. Esta quarta-feira foi assinado um acordo para encontrar soluções conjuntas mais eficazes. 
|
18:15 Quarta, 30 de Julho de 2014
Portugal e Espanha assinaram esta quarta-feira um memorando de entendimento em matéria de investigação agro-alimentar e agrária, com o objetivo de potenciar e alinhar as estratégias de investigação numa perspectiva ibérica.

O Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) de Portugal e o Instituto de Investigação Agrária (INIA) de Espanha vão iniciar os trabalhos de investigação em problemas comuns como a seca, o montado de sobro e azinho e o castanheiro.

O secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar de Portugal, Nuno Vieira e Brito, sublinha a importância desta cooperação entre os dois países na procura de soluções mais eficazes e a um prazo mais curto para problemas comuns. "Portugal e Espanha partilham os mesmos problemas e vantagens, este acordo vem potenciar a investigação e alinhar as estratégias numa perspetiva ibérica", disse ao Expresso.

De momento, ambos os países têm um calendário de acção definido por quatro grandes frentes: as alterações climáticas, a saúde alimentar e sanidade vegetal, a agricultura sustentável e a ação noutras plataformas conjuntas com outros países, como por exemplo, no  programa de investigação e inovação da União Europeia Horizonte 2020.

Com esta cooperação "conseguimos um melhor posicionamento perante o financiamento europeu, uma vez que temos mais e melhor investigação e massa crítica", explica o secretário de Estado da Alimentação. O membro do ministério da Agricultura não descura as vantagens que o acordo pode trazer às empresas privadas consequência dos avanços na investigação agrícola.


Sem comentários:

Enviar um comentário