sexta-feira, 1 de agosto de 2014

FENADEGAS promove “vinho com moderação” no Festival do Vinho Português do Bombarral Dia 5 de agosto, na Mata Municipal do Bombarral

Campanha continua a sensibilizar jovens para o consumo responsável
 

É mais uma ação da campanha "Vinho com Moderação", promovida pela Federação Nacional de Adegas Cooperativas (FENADEGAS), a alertar para um consumo responsável. No dia 5 de agosto, no Festival do Vinho Português no Bombarral, que decorre na Mata Municipal, a iniciativa vai sensibilizar os diferentes públicos do evento para a importância do consumo regrado de álcool, referindo os benefícios do vinho inseridos num estilo de vida saudável, nomeadamente na proteção contra a doença coronária em adultos e reduzindo o risco de mortalidade precoce. Com o número de consumidores excessivos de álcool em Portugal a atingir os 2,3 milhões, a FENADEGAS, no âmbito desta iniciativa internacional, tem promovido uma estratégia concertada com as suas associadas para chegar junto dos mais novos.
 
A iniciativa pretende alertar os visitantes de um dos certames anuais mais importantes de promoção do vinho nacional, o do Bombarral, para a problemática do abuso de álcool e familiarizá-los com as consequências, para que estes tomem decisões informadas e responsáveis. Durante o Festival do Vinho Português do Bombarral, a FENADEGAS vai contar com uma banca promocional onde vão ser distribuídas brochuras informativas que frisam a importância do consumo regrado de álcool, referindo ainda os benefícios do vinho inseridos num estilo de vida saudável, nomeadamente na proteção contra a doença coronária em adultos e reduzindo o risco de mortalidade precoce.
 
Os números mostram que em Portugal cerca de 2,3 milhões de pessoas bebem em excesso, o que coloca o país na 14ª posição no ranking mundial dos países com maior consumo de bebidas alcoólicas. Estes números em muito se devem ao sucessivo aumento do consumo nos mais jovens e entre a população feminina.
 
"Vinho com Moderação" é uma ação internacional à qual a FENADEGAS se associou em 2009 e que pretende ser uma campanha positiva que destaca a importância do vinho nas populações, tanto em termos de saúde como a nível económico e cultural.
 
O Festival do Vinho Português realiza-se desde 1960 e ao longo dos anos tem-se afirmado como um dos mais importantes certames anuais de promoção do setor vitivinícola português, cativando cada vez mais visitantes e expositores. Durante 5 dias, cerca de 120 mil participantes vão poder fazer provas de vinho, comprar o tão apreciado líquido a preços mais acessíveis, assistir a espetáculos musicais e culturais e apreciar a gastronomia local nas tradicionais tasquinhas.
 
Em 2014, a FENADEGAS vai para promover o Vinho com Moderação através de ações em escolas, universidades e politécnicos e certames ligados ao setor. No total, são sete as feiras e 21 as ações em sala em conversa com o público a decorrer este ano.

Fonte: FENADEGAS

Sem comentários:

Enviar um comentário