quinta-feira, 31 de julho de 2014

Centro de Competências do Sobreiro e da Cortiça constituído



Ministério da Agricultura e do Mar, Fileira da Cortiça e Investigação unidos para promover o desenvolvimento da fileira da cortiça portuguesa

Foi subscrito ontem, dia 29 de Julho de 2014, o protocolo que formaliza a constituição do Centro de Competências do Sobreiro e da Cortiça. O Centro de Competência do Sobreiro e da Cortiça (CCSC), que se localizará no Observatório do Sobreiro e da Cortiça, em Coruche, é um fórum de partilha e articulação de conhecimentos, capacidades e competências, que congrega os agentes económicos envolvidos na fileira da cortiça, produtores e industriais, com os agentes das áreas da investigação, da divulgação e da transferência de conhecimento potenciando a cooperação e o reforço da qualidade da produção de matéria-prima e dos processos industriais.

O CCSC pretende ter uma ação determinante na fileira promovendo mais investigação aplicada, inovação e boas práticas suberícolas e garantindo a transferência e divulgação do conhecimento.

O CCSC tem como membros fundadores o Ministério da Agricultura e do Mar, a Câmara Municipal de Coruche, a Universidade de Évora, a Universidade de Trás-os- Montes e Alto Douro, o Instituto Superior de Agronomia, a AIFF - Associação para a Competitividade das Indústrias da Fileira Florestal, a FILCORK - Associação Interprofissional da Fileira da Cortiça, a APCOR – Associação Portuguesa de Cortiça, o Centro Tecnológico da Cortiça, a UNAC – União da Floresta Mediterrânica, a Companhia das Lezírias, o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas I. P. e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I. P..

Portugal renova, assim, uma aposta de qualidade no futuro de uma fileira da qual é líder incontestado, convocando o que de melhor existe a nível mundial em termos de conhecimento, tecnologia e experiência.

Lisboa, 30 de Julho de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário