domingo, 20 de julho de 2014

Problema para os castanheiros em Portugal

Julho 16
08:16
2014

Chegou a Portugal uma vespa oriunda da China que põe os ovos nos gomos dos ramos, o que leva à deformação de novos rebentos, com implicações imediatas na produtividade dos castanheiros.

Esta praga já foi detectada na Europa, concretamente na Itália, em 2002, tendo chegado à França em 2005 e à Espanha em 2012.

Não se sabe ao certo como a doença entrou em Portugal, se foi trazida com a importação de plantas para os novos soutos, ou se transitou por via terrestre em qualquer meio de transporte.

Os prejuízos podem ser avultados, o que requer uma atenção muito especial por parte dos agricultores, que começa na verificação cuidadosa de plantas importadas e na tomada de acções para não deixar propagar a doença.

A infecção verifica-se nesta altura do ano e, concretamente, até ao final do mês de Julho, pelo que os agricultores, se detectarem alguma anomalia nos seus soutos, devem deslocar-se aos serviços oficiais.

Não existe insecticida conhecido para atacar esta vespa, pelo que o seu combate é feito pelo método biológico.

Existe uma mosca Japonesa que põe os ovos exactamente no mesmo sítio, mas que tem a particularidade de não prejudicar o castanheiro e das suas larvas, ao eclodirem, comerem as das vespas.

Os serviços oficiais estão já a tratar de importar essa mosca, para a espalhar nas zonas que mostrem infecções e, numa segunda fase, reproduzi-la em Portugal.

2 comentários:

Alto da serra disse...

........Depois da mosca asiática ser introduzida em Portugal, qual será o próximo que come a mosca?
"Pescadinha de rabo na boca" como diz o ditado.

Anónimo disse...

A mosca asiática é uma praga e não uma doença. Por isso o seu aparecimento é uma infestação e não uma infecção. O seu a seu dono.

Enviar um comentário