sexta-feira, 29 de maio de 2015

Câmara de Melgaço recorre à justiça para travar alargamento da produção do Alvarinho



Maio 27
12:41
2015

O alargamento da área de produção do vinho verde Alvarinho, cujo consenso mediante uma série de contrapartidas parecia ter sido conseguido, volta novamente à mesa de discussões com a posição assumida pela Câmara de Melgaço.

Assim, em comunicado, esta edilidade anunciou que vai apresentar uma providência cautelar, para travar a aplicação da portaria 152/2015, que acaba de ser publicada.

Apesar do trabalho realizado pelo grupo de trabalho do Alvarinho, que previa o alargamento da zona em troca do apoio à promoção do Alvarinho de Monção e Melgaço e, também, a indicação de uma qualidade superior para o Alvarinho produzido naqueles concelhos, continua o descontentamento generalizado dos produtores da região.

Entretanto, os 600 produtores sócios da empresa Quintas de Melgaço, cujo principal accionista é a Câmara Municipal, manifestaram, também, o seu repúdio com a publicação da portaria.

De referir que Melgaço detém, desde 1908, a prerrogativa de ser a única zona dentro da área de produção do vinho verde a poder produzir a casta Alvarinho.

Temos, portanto, um episódio que ainda vai dar muito que falar, com uma difícil solução no horizonte.

Sem comentários:

Enviar um comentário