sábado, 30 de maio de 2015

Conselho de Ministros de Agricultura informal, onde o bio é o ponto forte


Maio 28
09:04
2015

Vai realizar-se, de 31 de Maio a 2 de Junho, uma reunião informal do Conselho de Ministros de Agricultura, em Riga, em que o principal ponto da discussão vai ser a nova legislação sobre a produção bio.

Pretende-se encontrar uma solução de compromisso, no sentido de chegar a um acordo no próximo Conselho de Ministros formal de 16 de Junho.

Um dos problemas para resolver prende-se com a possibilidade de existirem explorações mistas com culturas bio e tradicionais.

Outro assunto muito polémico prende-se com os níveis de pesticidas que podem ser autorizados na produção bio, sendo que, neste ponto, continuam a existir fortes divergências entre os países, pois um grupo não aceita qualquer tipo de pesticidas e outro grupo, que começa a engrossar e onde se encontra Portugal, pede maior investigação para definir quais os produtos que podem trazer problemas.

Também sob discussão está a frequência dos controlos, com muitos países a quererem a mudança do sistema de um controlo anual para controlos quando existirem suspeitas de incumprimento.

Este tema torna-se cada vez mais importante, pois, segundo dados estatísticos de 2013, a percentagem das explorações bio está a crescer em muitos países, sendo que a Áustria com 19,5% é o país com maior percentagem de bio, seguido pela Suécia com 15,7%, da Estónia com 14,1%, da Republica Checa com 13% e da Letónia com 10%.

Os países em que o bio tem menos expressão são Malta, a Irlanda, a Roménia, a Bulgária, a Hungria e a Holanda.

Sem comentários:

Enviar um comentário