domingo, 24 de maio de 2015

Que mal fez o sector da carne de porco em Portugal para sofrer tanto?

Maio 21
11:56
2015

Como todos podem constatar, a carne de porco é normalmente a mais barata de todas, nos grandes supermercados. Mais, ainda, quando há uma promoção, ela incide invariavelmente sobre a carne de porco e facilmente se compra carne limpa abaixo dos 2 euros por kg.

Esta terça-feira, o coordenador do Agroinfo, António Tavares, descolou-se à capital polaca, Varsóvia, para participar num workshop sobre a produção porcina naquele país.

Teve oportunidade de visitar alguns supermercados locais, onde pôde constatar que os preços eram muito iguais, pelo que se focalizou na cadeia Biedronka, que é propriedade do grupo português Pingo Doce.

Assim, naquele supermercado em Varsóvia, o frango tinha um preço aproximado de 2 euros/kg e a carne de vaca oscilava entre os 4,5 euros/kg (carne de segunda) e os 8 a 12 euros/kg (carne de primeira), o que é sensivelmente igual aos preços praticados em Portugal.

Por outro lado, a carne de porco oscilava entre os 3,5 euros/kg para a pá sem osso e os 4,5 euros/kg para o lombo fatiado desossado e a pergunta surgiu: Sendo os custos de produção de todas as espécies animais muito semelhantes entre Portugal e a Polónia, porque é que os preços da carne de frango e vaca são iguais e a de porco é muito superior? Será por diferença do poder de compra entre os dois povos?  Não cremos.

Trata-se, portanto, seguramente, de uma estratégia comercial e, agora, põe-se outra questão: Porque é que o grupo Pingo Doce tem esta estratégia diferente de preços em Portugal e na Polónia?

Nisto tudo surge um desabafo: "O que é que a fileira da carne de porco portuguesa fez para sofrer tanto?"

Sem comentários:

Enviar um comentário