sexta-feira, 8 de maio de 2015

Mapa mostra onde se produz milho transgénico em Portugal



 07 Maio 2015, quinta-feira  Grandes Culturas

Foram precisas cinco ações em tribunal para a plataforma "Transgénicos Fora" ter acesso aos dados completos de 2005 até 2014, recolhidos pelo Ministério da Agricultura.Pela primeira vez, é possível conhecer localizações dos campos onde se cultiva milho "OGM" em Portugal. São mais de 8.500 hectares, divididos por áreas relativamente pequenas no Alentejo, Ribatejo e região Oeste, segundo um mapa divulgado esta quinta-feira pelo grupo Transgénicos Fora.
De acordo com o grupo, foram precisas cinco ações em tribunal para ter acesso aos dados completos de 2005 até 2014, recolhidos pelo Ministério da Agricultura.
Mapa de Cultivo de Milho OGM
Mapa de Cultivo de Milho OGM
Na página Transgénicos Fora é possível ver os mapas de 2013 e 2014 e aprofundar a informação até ao nível do concelho, com informação sobre as áreas cultivadas e os respetivos agricultores e empresas. Segundo os dados de 2014, a maior área foi cultivada pela Conqueiros Invest: 256 hectares no concelho de Santiago do Cacém. Mas há também muitas plantações com menos de 20 hectares - aliás, a grande maioria das explorações têm menos de 50 ha.
O grupo, que agrega várias associações ambientalistas e de agricultura biológica, argumenta que conhecer esta informação é fundamental "para a deteção precoce de eventuais problemas", na saúde dos ecossistemas e até das populações, razão pela qual a legislação europeia e nacional prevê a sua divulgação.
Na União Europeia há apenas um tipo de milho transgénico cujo cultivo é permitido - um tipo modificado geneticamente para resistir à praga da broca (MON810), produzido pela gigante Monsanto, que é usado em Espanha e Portugal.
Fonte: Diário de Notícias.

Sem comentários:

Enviar um comentário