sexta-feira, 8 de maio de 2015

Redução de diferença de preços entre trigo e milho

 07-05-2015 
 
Nos mercados internacionais tudo indica que, no caso do milho, a tendência futura será uma sustentabilidade dos preços. Vários factores promovem esta baixa em geral no preço dos cereais.

Para o milho, a menor superfície de culturas a nível mundial, sobretudo porque o preço não é atractivo, serva de contraponto à pressão para uma baixa, segundo a estimativa da Câmara agrícola de León.

Assim, espera-se que a produção mundial para a campanha 2015/2016 atinge as 915 milhões de toneladas, menos 40 milhões em relação á campanha de 2014/2015. No que diz respeito à Ucrânia, principal país fornecedor do mercado espanhol, os especialistas prevêem que passe de 28 milhões para 23 ou 24 milhões de toneladas na actual campanha.

Em relação ao trigo, as culturas a nível mundial apresentam um bom estado, o que favorece a baixa nos mercados internacionais. Espera-se que a Rússia retire o imposto à exportação de trigo em meados deste mês de Maio.

Os mercados também estão muito dependentes da evolução da gripe das aves nos Estados Unidos, doença que surgiu primeiro no Canadá em Dezembro passado. Mais de um milhão de aves foram abatidas, o que em conjunto com um menor consumo desta carne faz temer uma redução da procura de cereais para ração.

O leilão agro-pecuário de León, celebrado esta quinta-feira, está em consonância com a situação internacional e, por esta razão, verificou-se uma descida do trigo com quatro euros de baixa, fixando-se numa cotação de 169 euros e que tem contribuído para uma aproximação com o milho, de 161, 50 euros a toneladas. A cevada ficou nos 168 euros, o centeio nos 159 e a aveia nos 180 euros a tonelada.

Fonte: Agrodigital

Sem comentários:

Enviar um comentário