quarta-feira, 6 de maio de 2015

Produtores de leite dos Açores preparados para mercado sem quotas

05-05-2015 
 

 
O presidente do Governo dos Açores afirmou que os produtores de leite da região estão preparados para um mercado sem quotas leiteiras e que o executivo continuará a investir no sector, para ajudar a aumentar a sua competitividade.

«É algo, a liberalização do mercado europeu do leite, que deve merecer da nossa parte uma atenção particular, como tem merecido, mas sobretudo não nos podemos esquecer do percurso feito ao longo de anos, que contribuiu para que hoje a agricultura açoriana, nomeadamente do ponto de vista da produção, esteja bem preparada para este desafio ou, mais do que bem preparada, esteja em condições de dar o passo seguinte», afirmou Vasco Cordeiro, na ilha de Santa Maria.

O presidente do executivo regional considerou que «a produção respondeu de forma extraordinária aos desafios da qualidade e da quantidade», sabendo aproveitar e potenciar as oportunidades e condições que foram criadas ao longo de anos.

Da parte do Governo Regional, afirmou que continuará a haver um esforço de investimento em três componentes: abastecimento de água e de electricidade às explorações agrícolas e acessibilidades, através da melhoria e construção de caminhos agrícolas.

«Para além do muito que já foi feito no passado, continua a ser a via pela qual entendemos que podemos fortalecer as condições (…) para que o nosso tecido agrícola a nível regional tenha melhores condições de competitividade e (…) para desenvolver a sua actividade», defendeu.

Considerando que esta «parceria» entre público e privado tem uma «história de sucesso» a nível da agro-pecuária nos Açores, por o sector ter conseguido vencer diversos desafios do passado, Vasco Cordeiro disse ter confiança em que os desafios do presente e do futuro também serão superados com êxito, embora, alertou, isso não signifique que o caminho esteja «isento de esforço, de obstáculos ou, até, de eventuais contrariedades».

O presidente do Governo açoriano falava na ilha de Santa Maria, na inauguração de um furo, reservatório e ponto de abastecimento de água para a agropecuária, na freguesia da Almagreira, um investimento de 356 mil euros que prevê beneficiar 240 explorações agrícolas com uma área de 420 hectares.

Vasco Cordeiro afirmou que estão em curso ou em fase de adjudicação mais 30 empreitadas em diversas ilhas com vista ao abastecimento de água ou electricidade de explorações agrícolas ou relacionadas com caminhos rurais. No caso da infra-estrutura inaugurada, o furo vai ser gerido pela associação agrícola de Santa Maria.

Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário