terça-feira, 5 de maio de 2015

O dossier OGM continua na ordem do dia


Maio 04
12:04
2015

Depois da apresentação da proposta da Comissão sobre a aprovação dos novos OGM's, que motivou protestos em todos os sectores profissionais europeus e do anúncio da aprovação dos 17 novos OGM's, que aguardavam decisão, surge, agora, a crítica a estas posições, por parte dos negociadores americanos do Transatlantic Trade and Investment Partnership (TTIP).

Um representante americano refere-se à dificuldade das decisões de aprovação, pois isto vai criar em enorme problema, uma vez que a União Europeia negoceia em bloco e, com esta decisão, não pode garantir a decisão de todos os estados-membros.

A aprovação dos novos 17 OGM's, dos quais 11 pertencem à Monsanto, é vista como um gesto de boa vontade por parte dos americanos, mas não evita a confusão provocada pela possibilidade de os estados-membros poderem unilateralmente proibir os OGM's.

Entretanto, as culturas OGM's avançam fortemente na Ucrânia e com todos os acordos comerciais para apoio no governo daquele país, já há na União Europeia quem se questione se a Ucrânia não virá a ser o futuro celeiro OGM da Europa.

Entretanto, contrariando esta onda OGM, a Rússia prepara-se para discutir, na DUMA, uma lei contra a utilização dos OGM's.

Sem comentários:

Enviar um comentário