segunda-feira, 12 de Dezembro de 2011

Oito mercados estratégicos para o vinho português

12 de Dezembro de 2011 às 15:22:37, por MEIOS & PUBLICIDADE
A ViniPortugal, associação interprofissional do sector vitivinícola
que tem como missão promover a imagem de Portugal, confirmou hoje os
oito mercados estratégicos para o investimento futuro. Assim, EUA,
Brasil, China, Canadá, Angola, Reino Unido, Países Nórdicos, Alemanha,
além do próprio mercado nacional, serão os mercados-alvo. A
ViniPortugal anunciou que irá desenvolver um conjunto de acções nos
mercados interno e externos. As acções de marketing irão centrar-se
nas vertentes de comunicação, promoção, eventos e educação/formação,
cabendo aos eventos a maior fatia do orçamento de investimento, cerca
de 49 por cento.

Com um enfoque na valorização da marca "Wines of Portugal", a
ViniPortugal desenvolverá um conjunto de acções promocionais que
potenciem o reconhecimento dos vinhos nacionais, como também da sua
excelência junto dos canais comerciais especializados para fomentar o
aumento das exportações da produção vitivinícola portuguesa. No
mercado nacional a aposta estará focada no projecto Vinho a Copo,
incluindo acções de formação para o canal horeca, festas e o
desenvolvimento de um guia de restaurantes/bares.
Da totalidade de vinho produzido em Portugal, os dados divulgados
agora pela ViniPortugal destacam os 34,4% de vinhos com Denominação de
Origem Controlada (DOC), 23,6% de vinhos com Indicação Geográfica
(IG).
Já quanto à exportação, os dados indicam que Portugal ocupa 10.º lugar
no ranking mundial de exportadores de vinho, tendo sido exportados
2,56 milhões de hectolitros, representando um crescimento de 2% face a
2009, dos quais 1,39 milhões de hectolitros foram de vinhos
tranquilos.
Por geografias, Angola lidera o ranking dos países que mais vinhos
portugueses recebem, tendo comprado mais de 55 milhões de euros,
seguida do Reino Unido (37,8 milhões de euros) e França (26,7 milhões
de euros). No Top 10, encontram-se ainda os EUA (22,4 milhões de
euros), Alemanha (21,7 milhões de euros), Brasil (19,9 milhões de
euros), Canadá (17,7 milhões de euros), Suíça (16,7 milhões de euros),
Países Baixos (11,5 milhões de euros) Bélgica (11,6 milhões de euros).
Victor Jorge (HiperSuper)
http://www.meiosepublicidade.pt/2011/12/12/oito-mercados-estrategicos-para-o-vinho-portugues/

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