quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Continente diz que acusações de 'dumping' são infundadas

LEITE

por LusaHoje

O Continente reagiu às acusações de 'dumping' feitas hoje pela ANIL e pela FENALAC, classificando-as de infundadas e reiterou o seu compromisso com a disponibilização de preços reduzidos aos consumidores.
"A campanha lançada oferece um saldo em cartão correspondente a 75 por cento do valor do cabaz adquirido, o qual pode ser utilizado posteriormente na compra de qualquer tipo de produtos. Esta ação contribui, efetivamente, para uma poupança por parte dos clientes, num contexto particularmente difícil", pode ler-se no comunicado emitido pela Sonae, dona da marca.
Em causa está uma promoção do hipermercado que inclui embalagens de 1,5 litros de leite comercializados a 0,78 euros, sobre o qual recai um desconto de 75 por cento, resultando um preço final de 0,13 euros/litro.
As associações da indústria do leite ANIL e FENALAC acusaram o Continente de promover a falência da produção nacional e vão denunciar a empresa por práticas de dumping (venda com prejuízo), efetuando uma queixa junto da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

A marca Continente realçou ainda que 85 por cento do total de leite vendido nas lojas da insígnia tem origem em Portugal, tendo esta "vindo a aumentar as compras a produtores nacionais na área dos perecíveis, contribuindo para o desenvolvimento da economia portuguesa".
Por seu lado, a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, ressalvando que não comenta casos específicos de associados, lembrou, através da sua diretora-geral, Ana Trigo Morais, que num "setor altamente concentrado" como o do leite, "é natural que convivam mal [os produtores] com a estratégia de transferência de valor" para o consumidor.
A ANIL e a FENALAC acusam o Continente de dar "um duro golpe na cadeia de valor nacional", que fica impossibilitada de concorrer com bens comercializados a metade do custo de aquisição da matéria-prima, e salientam a "diferença entre as posições mediáticas de defesa da produção nacional por parte das cadeias de distribuição e a sua prática efetiva".

http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=2221629&page=-1

Sem comentários:

Enviar um comentário