segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Essência do Vinho - Porto aumentou a notoriedade internacional

Empresa organizadora do evento prepara agora uma nova feira no Brasil

Terminou este domingo a nona edição do Essência do Vinho-Porto, com um
número de visitantes idêntico ao da anterior edição, cerca de 20.000.
Ao longo de quatro dias, o Palácio da Bolsa apresentou 3.000 vinhos
para degustação, de mais de 350 produtores representados, nacionais e
estrangeiros, a que se somou um intenso programa de provas temáticas e
ainda nova eleição do "TOP 10 Vinhos Portugueses" e a consagração dos
"Melhores do Ano", no vinho e na gastronomia, pela revista WINE - A
Essência do Vinho.

Outro dado importante passou pelo aumento do número de visitantes
estrangeiros, este ano na ordem dos 15%, ou seja, quase 3.000 pessoas
que passaram pelo Palácio da Bolsa foram de diferentes nacionalidades.
"Esse é um dado que muito nos orgulha e que vem comprovar o facto de o
Essência do Vinho-Porto se encontrar em afirmação crescente no
calendário europeu dos principais eventos relacionados com vinho.
Reflete ainda o incremento do apoio à divulgação que a Câmara
Municipal do Porto realizou, ajudando-nos a promover o evento de uma
forma muito efectiva, nomeadamente em todos os postos de turismo da
cidade", refere Nuno Botelho, director da empresa Essência do Vinho
que, a par da Associação Comercial do Porto, organiza a iniciativa.
"Contribui certamente para esse aumento de notoriedade internacional o
facto de o Essência do Vinho-Porto ter voltado a apresentar uma
conceituada comitiva internacional de jornalistas, sommeliers e
líderes de opinião em vinho, de 11 nacionalidades diferentes, que
elegeram o 'TOP 10 Vinhos Portugueses', em parceria com a
ViniPortugal. E é ainda curioso que, além desses elementos, outros
Media internacionais e de outros países tenham noticiado a realização
do evento e alguns até se deslocado ao Palácio da Bolsa para realizar
reportagens", sublinha Nuno Pires, também director da Essência do
Vinho.
Agora, o Brasil
A próxima etapa da empresa Essência do Vinho, líder em Portugal na
organização e produção de eventos enogastronómicos, tem o Brasil como
palco.
De 20 a 22 de Março, a recém constituída Essência do Vinho Brasil
organiza a "Brasil International Wine Fair", uma feira internacional
de vinhos que está incluída na 24ª edição da "Super Rio Expofood", um
do mais importantes certames de alimentos, produtos alimentares e
equipamentos da América Latina, com previsão de 55.000 visitantes,
maioritariamente empresários e profissionais ligados à restauração,
hotelaria e supermercados.
Com a constituição da Essência do Vinho Brasil, a Essência do Vinho
afirma o trajecto de internacionalização que já havia encetado nos
últimos anos, reforçando agora a aposta na sexta principal economia do
mundo, a mais pujante de toda a América Latina e ainda com um enorme
potencial de crescimento em matéria de consumo de vinho.
"O consumo per capita de vinho no Brasil é ainda escasso, cerca de 2
litros. Se pensarmos que o Brasil é um país com quase 200 milhões de
potenciais consumidores de vinho e em que todos os estudos apontam
para um crescimento inevitável desse consumo, a curto e médio prazo,
facilmente se percebe a nossa opção", refere Nuno Botelho.
"Não devemos ainda esquecer que o Brasil é já um dos principais
destinos de exportação dos vinhos portugueses. Em 2011, a importação
de vinhos portugueses no Brasil foi de 8,58 milhões de litros, tendo
registado um crescimento de 6,5%. Portugal está assim na quarta
posição entre os países preferidos pelo consumidor brasileiro para
vinho engarrafado (liderando no segmento do vinho a granel), já muito
perto do terceiro país, a Itália, sendo que o Chile e a Argentina
ainda continuam nas duas primeiras posições. A Essência do Vinho
Brasil quer ajudar os produtores de vinho e as marcas portuguesas a
reforçarem o posicionamento no Brasil, sendo que o nosso conhecimento
daquele mercado, a rede de contactos já estabelecida e a nossa
experiência são importantes mais valias para conseguirmos corresponder
às exigentes expectativas que o mercado brasileiro coloca", reitera
Nuno Pires.
A "Brasil International Wine Fair" será o primeiro evento organizado
pela Essência do Vinho Brasil, estando já na agenda a organização e
produção de outras iniciativas, não apenas no Rio de Janeiro, mas
também em São Paulo e em outras capitais estaduais do Brasil. De igual
modo, a publicação mensal especializada em vinho e gastronomia detida
pela Essência do Vinho, a revista WINE - A Essência do Vinho, terá
distribuição reforçada no mercado editorial brasileiro.
Fonte: EV | COMUNICAR ESSÊNCIA
http://www.agroportal.pt/x/agronoticias/2012/02/20.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário