sexta-feira, 30 de maio de 2014

Alerta Durienses! Governo aprova esbulho do Património histórico da Lavoura Duriense com as propostas para o saneamento financeiro e para a revisão do Estatuto da Casa do Douro



Este governo acaba de aprovar, em Conselho de Ministros, as suas propostas para um alegado "saneamento financeiro" e para a já anunciada "Revisão do Estatuto" da Casa do Douro.

Trata-se de medidas que, a consumarem-se, representarão o maior esbulho à Lavoura Duriense alguma vez já tentado, nomeadamente um esbulho aos pequenos e médios Vitivinicultores e a toda a Região Demarcada do Douro!

Assim:
O Governo quer fazer o "saneamento financeiro" da Casa do Douro à custa do Património histórico desta Instituição e da Lavoura, nomeadamente ao precioso e valioso "stock" de Vinho do Porto. Desde logo porque o valor agora fixado para esse "stock" – 137 milhões de Euros - está muito abaixo de anteriores avaliações. -190 milhões de euros- portanto, aparece agora avaliado em menos 53 milhões de Euros que antes.

Ainda sobre esta questão, AVIDOURO reafirma que tem de haver a maior cautela. Pois, além do mais, colocar grandes lotes de Vinho do Porto para venda em mercado aberto, poderá levar a uma catástrofe na produção, no comércio e no próprio prestígio do Vinho do Porto.

Sobre a Revisão do Estatuto da Casa do Douro – com a passagem de Associação Pública, embora de direito privado, para uma simples associação privada, é pôr ao serviço directo das Casas Exportadoras e de outros grandes interesses económicos, o sucedâneo (privado) da actual Casa do Douro. É criar as condições para que esses grandes grupos económicos se apropriem do valioso Património histórico da Casa do Douro, da Lavoura e da Região Demarcada do Douro. É um autêntico roubo institucionalizado!

Salienta-se que esta iniciativa do governo avança contra a opinião e a vontade da Região Demarcada do Douro já expressadas através de variadas Entidades e estruturas como a Casa do Douro, a Comunidade Intermunicipal do Douro, CIM-Douro, de entre outras.

MANIFESTAÇÃO de protesto e reclamação dia 2  Julho, 2014 na Régua

A AVIDOURO, desde já anuncia que – Sempre com os Agricultores. não vai ficar parada.  

Aqui se divulga já uma grande Manifestação para o dia 2 de Julho, na Régua, contra este roubo que o governo está a tentar fazer à Região Demarcada do Douro e aos mais de 35 mil Vitivinicultores da Região.

Alerta Lavradores Durienses!

Está na hora dos Durienses, juntamente com as entidades representativas da Região, se unirem e não deixarem passar este atentado à Região Demarcada do Douro!

Os Vitivinicultores podem contar com a AVIDOURO, para defender a nossa Casa do Douro e o seu valioso Património. A Casa do Douro  tem que continuar a ser  Património da Lavoura e da Região Demarcada do Douro,

Sim, queremos a nossa Casa do Douro e o nosso Património da Lavoura!
Sim, queremos outras políticas agrícolas e de mercados!
Sim, queremos outro governo capaz de as promover!

Régua, 30 de Maio de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário