quinta-feira, 29 de maio de 2014

Mundial 2014 vai gerar 1,4 milhões de toneladas de gases com efeito de estufa

ONTEM às 12:230
Mundial 2014 vai gerar 1,4 milhões de toneladas de gases com efeito de estufa


O Ministério do Ambiente brasileiro desenvolveu uma metodologia e conseguiu fazer uma projecção das emissões de dióxido de carbono equivalente que serão geradas pelo Mundial 2014. Serão 1,4 milhões de toneladas de emissões de dióxido de carbono, directas e indirectas. O gás é responsável por agravar o efeito de estufa.

Segundo a ministra do Ambiente, Izabella Teixeira, as emissões directas, de 60 mil toneladas, já foram compensadas através da chamada pública para empresas, feita em Abril e que continua aberta. «O Mundial está 100% mitigado das emissões directas, que são aquelas estabelecidas sob o nosso domínio [do governo], como hospedagem, construção, mobilidade. As indirectas são as emissões geradas pelo transporte aéreo internacional e aquelas não relacionadas a roteiros definidos dentro das cidades-sede», disse, explicando que o compromisso do governo era de compensar as emissões directas.

Uma das ferramentas para ajudar o governo a calcular as emissões indirectas é o Passaporte Verde, que foi ampliado. O projecto, feito em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), tem o objectivo de propor escolhas sustentáveis aos turistas. A partir de agora, o Passaporte Verde passa a ser uma plataforma de comunicação em consumo e produção sustentáveis, com portal interactivo e aplicações.

As acções sustentáveis para o Mundial 2014 foram apresentadas esta quarta-feira pela ministra do Ambiente com a presença dos ministros do Desporto, Aldo Rebelo, do Turismo, Vinícius Lages, de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e da representante do Pnuma no Brasil, Denise Hamú.

Além da mitigação e compensação das emissões e da ampliação do Passaporte Verde, os ministros anunciaram políticas públicas na gestão de resíduos sólidos, com a inclusão de recolectores de material reciclável e a recolha selectiva nas iniciativas e a campanha «Brasil Orgânico e Sustentável», que irá distribuir kits de alimentos para os voluntários e instalar, nas cidades-sede, quiosques de comercialização de produtos orgânicos e da agricultura familiar.

Sem comentários:

Enviar um comentário