domingo, 25 de maio de 2014

Alerta sanitário contra os tomates cherry importados de Marrocos

Maio 23
14:33
2014

Em 30 de Abril, as autoridades sanitárias francesas lançaram um alerta contra certos lotes de tomate cherry importados de Marrocos, na sequência de queixas apresentadas por 16 consumidores, que sofreram de indigestão, dores de estômago, vómitos e irritação da garganta, logo a seguir a terem ingerido esses tomates.

No dia 19 de Maio, foi a vez da República Checa lançar um alerta semelhante, juntando-se à França.

O Departamento Marroquino da Segurança Sanitária dos Produtos Alimentares (ONSSA) veio agora informar que recebeu o alerta através dos sistemas de alerta rápidos da União Europeia, mas que este não era preciso e exacto sobre a causa das intoxicações alimentares, referindo-se só a suspeitas sobre os tomates cherry marroquinos. Acrescenta, ainda, que não foram apresentadas quaisquer análises por parte das autoridades francesas que corroborem este alerta.

De toda a maneira, a ONSSA informa que, após o alerta, foi lançado um controlo rigoroso sobre os tomates cherrys para exportação nos locais de produção e de armazenamento e embalagem e todas as análises realizadas não mostraram qualquer não-conformidade com as regras sanitárias europeias, mas que, mesmo assim, iriam intensificar os controlos.

Sem comentários:

Enviar um comentário