sábado, 31 de maio de 2014

Santarém promete a maior Feira Nacional da Agricultura de sempre

JORGE TALIXA 31/05/2014 - 07:09

Cada vez mais o certame procura cativar, também, os consumidores e, para isso, haverá a chamada "Mercearia da Feira", a "Padaria da Feira" e várias "Demonstrações de Cozinha ao Vivo".

A 51ª. Feira Nacional da Agricultura (FNA), que se realiza em Santarém de 7 a 15 de Junho, vai bater o recorde de expositores presentes, segundo garante o Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), entidade organizadora do certame. Os responsáveis do CNEMA afiançam, por isso, que esta será "a maior FNA de sempre", com os espaços de exposição esgotados. "Vão ficar surpreendidos quando chegarem, este ano, à Feira. Nunca viram uma Feira Nacional da Agricultura desta dimensão", assegura Luís Mira, secretário-geral da Confederação dos Agricultores Portugueses (CAP) e administrador do CNEMA, frisando que o orçamento estabelecido para este ano ronda os 900 mil euros, idêntico ao do ano anterior.

Luís Mira explica que este reforço da adesão de expositores vem na sequência do sucesso da FNA de 2013 (50ª. edição) e do crescente dinamismo do sector agrícola em Portugal. Por outro lado, o CNEMA tem apostado numa cada vez maior diversificação da iniciativa que, este ano, vai ter a funcionar, em paralelo, a 25ª. Feira Empresarial da Região de Santarém, a 2ª. Lusoflora de Verão, o Salão Prazer de Provar, o Festival Nacional do Vinho, salões nacionais do Azeite e da Alimentação, concursos de suínos e de bovinos e uma exposição canina de raças portuguesas.

No espaço "Prazer de Provar" estarão expostos os vencedores de 12 concursos de produtos portugueses com certificação e/ou denominação de origem, incluindo azeites, queijos, compotas, enchidos, frutas, licores e carnes tradicionais. Outra preocupação dos organizadores tem sido atrair para a FNA outros públicos que não só os agricultores e técnicos do sector. Cada vez mais o certame procura cativar, também, os consumidores e, para isso, haverá a chamada "Mercearia da Feira" (onde podem ser adquiridos produtos diversos), a "Padaria da Feira" e várias "Demonstrações de Cozinha ao Vivo".

Para os especialistas, as "Conversas de Agricultura" são sempre uma área importante do programa. Este ano, a reforma da Política Agrícola Comum (PAC) volta a estar em foco num seminário agendado para dia 9, que focará sobretudo as "decisões nacionais" em matéria de aplicação da nova PAC. A importância dos jovens agricultores no futuro da agricultura europeia (11 Junho) e a contabilidade e fiscalidade na actividade agrícola (11), são outros dos grandes temas em debate, num programa que inclui, ainda, o 1º. Simpósio do Crédito Agrícola (dia 11), um Encontro Ibérico de Dirigentes Associativos, o IV Encontro de Biotecnologia e Agricultura e a Interpera 2014. A aplicação das novas tecnologias na agricultura também não passa ao lado da FNA, que inclui um encontro subordinado ao tema "Drones na Agricultura de Precisão: Presente ou Futuro?" (dia 13).

As actividades equestres são outro dos destaques com seis concursos e campeonatos nacionais, provas de traje e equitação tradicional e de aptidão para o toureio, demonstrações de hipoterapia e o espaço "A Criança e o Cavalo". Na animação, Pedro Abrunhosa e os GNR são as principais figuras, num programa que integra, ainda, Anselmo Ralph, folclore, tunas, danças de salão, sevilhanas e a final do concurso "A Melhor Voz das Escolas de Santarém".

Mais de 500 animais expostos
A vertente pecuária tem, igualmente, um lugar importante nesta 51ª. Feira Nacional da Agricultura. De acordo com o CNEMA, estarão expostas as diferentes raças autóctones bovinas nacionais e internacionais, equinos das principais coudelarias, suínos de raças bísara e alentejana, ovinos e aves, na que é descrita como "a maior mostra de gado do País". Uma das novidades será a mostra de galinhas poedeiras, em que os ovos serão oferecidos aos visitantes interessados.

Sem comentários:

Enviar um comentário