sexta-feira, 30 de maio de 2014

Dão regressa ao pódio dos vinhos nacionais


JOSÉ AUGUSTO MOREIRA 30/05/2014 - 00:24
Quinta das Marias Touriga Nacional, Terras d'Alter Reserva Tinto e Rozès Tawny 40 anos escolhidos como os melhores do ano no Concurso Nacional de Vinhos.

 
As exportações de vinhos portugueses valeram no ano passado mais de 725 milhões de euros PAULO PIMENTA

O aparecimento de vinhos das regiões do Dão e da Bairrada entre os melhores classificados constituiu o facto mais saliente da cerimónia de entrega de prémios do Concurso Nacional de Vinhos, que teve lugar na noite desta quinta-feira.

Ambas as regiões tiveram três vinhos distinguidos com a grande medalha de ouro, números que se revestem de particular significado tendo em conta que foram atribuídas apenas 22 destas distinções máximas e é bem superior o número de vinhos apresentados a concurso provenientes das regiões normalmente mais premiadas, como o Douro e o Alentejo.

Foi de entre os premiados com grande ouro que foram depois escolhidos os três vencedores absolutos: Quinta das Marias Touriga Nacional Reserva 2011, do Dão, melhor varietal; Terras d'Alter Reserva 2011, melhor vinho de lote; e Rozès, Porto Tawny, 40 anos, melhor licoroso.

O presidente da Viniportugal, entidade promotora do concurso, destacou o evidente aumento de qualidade dos mais de mil vinhos que foram submetidos à apreciação de um júri que contou com a participação de 75 enólogos nacionais e de 25 especialistas oriundos dos mais diversos países.

"Mais de 80% dos vinhos obtiveram pontuações para serem medalhados e foram menos de 3% as amostras rejeitadas por defeito", referiu ao PÚBLICO Jorge Monteiro, para exemplificar o elevado grau de qualidade dos vinhos a concurso.

Outra evidência, notou, decorre do facto de não terem sido atribuídas medalhas de bronze e de mesmo entre o grau prata o júri ter sido obrigado a fazer rateio, uma vez que o regulamento do concurso prevê que só possam ser medalhados um máximo de um quarto dos vinhos apresentados a concurso.

Evolução também nos brancos
A par do reconhecimento do incremento de qualidade dos vinhos portugueses, o júri deu também nota do aumento da percentagem de vinhos brancos entre os melhores pontuados, o que demonstra também a grande evolução na produção de brancos de qualidade. E o responsável da Viniportugal chama a atenção para a qualidade do júri que analisou os vinhos.

"Quase exclusivamente constituído por enólogos e alguns grandes especialistas internacionais", frisa, explicando que a escolha dos grande medalha de ouro e dos três melhores do ano cabe ao grande júri, entre cujos seis elementos estavam um master of wine, o americano Evan Goldstein, um master sommelier, o brasileiro Dirceu Viana, e o responsável pela câmara de provadores do IVDP, Bento Amaral.

Quanto aos produtores, merece destaque o facto de três casas terem conseguido colocar dois vinhos seus entre os 22 com grande ouro. A alentejana Terras d'Alter, a Casa Santos Lima, da região de Lisboa, e a bairradina Adega de Cantanhede.

Além da distinção, os vinhos galardoados com grande ouro vão estar durante o ano expostos nos espaços da Viniportugal, que os levará também como embaixadores em todas as acções promocionais e educacionais a realizar nos diversos mercados de exportação.

Segundo os dados oficiais, as exportações de vinhos portugueses valeram no ano passado mais de 725 milhões de euros, uma receita que cresceu cerca de 4% em relação ao ano anterior, apesar de ter diminuído a quantidade de vinho vendida. Uma realidade que tende a acentuar-se neste ano, já que os números do primeiro trimestre indicam um decréscimo do volume de vendas de 10,8%, ao qual corresponde um aumento de 13,2% no valor por litro de vinho exportado.
 

Melhores do ano

Quinta das Marias, Touriga Nacional Reserva 2011 (Melhor varietal)
Torra d'Alter, Reserva Tinto 2011 (Melhor vinho de lote)
Rozès, Porto Tawny, 40 anos (Melhor licoroso)

Grande Ouro

Pedra Cancela, Tinto 2011
Casa da Passarella, Colheita Branco 2013
Quinta das Marias, Touriga Nacional Reserva 2011
Marquês de Marialva, Baga Tinto 1991
Encontro 1, Branco 2012
Foral de Cantanhede, Baga, Grande Reserva 2009
Quinta da Fronteira, Reserva Tinto 2010
Beira Douro, Grande Reserva 2011
Quinta do Pego, Signature Tinto 2011
Quinta da Bulfata, Tinto 2011
Rozés, Porto Tawny, 40 anos
Telhas, Tinto 2011
Esporão, Reserva Branco 2013
Coteis, Grande Escolha Tinto 2011
Terras d'Alter, Reserva Tinto 2011
JMF, Moscatel Roxo, 20 anos
Vila Jardim, Escolha Special Selection, Tinto 2011
Vale de Lobos, Branco 2013
Chocapalha - Vinha Mãe, Tinto 2010
CLS Sauvignon Blanc, Branco 2013
Mula Velha Premium, Tinto 2012
Opaco, Tinto 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário